Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

O pacote AmostraBrasil permite ao R obter do IBGE as coordenadas geográficas de qualquer município brasileiro e o mapa completo do Estado onde se localiza. Primeiramente obtém-se no site do IBGE o código do Município. O endereço e os demais comandos estão na figura abaixo. O mapa do Estado foi feito com o ArcGIS.

Exibições: 100

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO sábado

A CURVA DO SOM

(autoexplicativa)

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 29 junho 2017 às 9:48

A CHAVE DO COFRE

Além dos seus 'recursos próprios', o que enriquece o R são os seus 'pacotes' que, como os APPs para smartfones, dão vida e utilidade extra a quem já é forte o suficiente. O link abaixo, que chamei a 'chave do cofre', lista TODOS esses aplicativos que dão força ao R.

https://cran.r-project.org/web/packages/available_packages_by_name....

Trata-se de uma LISTA com os pacotes disponíveis para download (gratuito, como o próprio R), com o seu nome à esquerda e rápida descrição do conteúdo, à diretita. Ao corrermos com os olhos essa lista (haja paciência), se a nossa curiosidade ou a indicação de algum leitor apontar para algum deles, clica-se e abre-se uma página com o número da sua versão, data de publicação, Autor, Manual de referência (em pdf) e outras informações.

No Manual (alguns com mais de 250 páginas), repetem-se alguns dados citados antes, a lista dos tópicos deste pacote, a documentação e informações sobre cada EXEMPLO mostrado: descrição, detalhes, fonte de consulta, e outras.

Para explorar melhor o pacote (do R), eu costumo compartilhar a tela, meio a meio, entre o Manual e o R. Copio os exemplos de um e passo para o outro, para ver os resultados (já que os gráficos não constam do Manual). Finalmente, copio o Manual e salvo o exemplo no diretório selecionado por mim. 

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 25 junho 2017 às 16:42

HIDROLOGIA DE POÇOS

MANUAL DO PACOTE geotech

https://cran.r-project.org/web/packages/geotech/geotech.pdf

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 24 junho 2017 às 18:43

COMANDOS NO R

MANUAL DO PACOTE fastR

https://cran.r-project.org/web/packages/fastR/fastR.pdf

(página 32)

COMO FAZER

http://www.funpaperairplanes.com/

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 24 junho 2017 às 18:20

AVIÕES DE PAPEL

Eu já havia publicado aqui um post mostrando a equação que dita a força de sustentação de uma aeronave, comparando um avião de passageiro pequeno, um boeing e um aviãozinho de papel. Pois estudantes de estatística de uma universidade estrangeira, fizeram experiências com esse último e publicaram o resultado da pesquisa num pacote do software R, que reproduzo, juntamente com a minha planilha e o manual do R.

O tamanho do papel era o mesmo que adotei na planilha, com a diferença que lá, usaram duas gramaturas (pesos) e o objetivo da pesquisa não foi medir a força de sustentação, mas o maior percurso percorrido de acordo com o modelo e o ângulo de lançamento (de zero ou horizontal e 45 graus).

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 22 junho 2017 às 16:11
Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 22 junho 2017 às 16:08

PARA TRANSFORMAR UNIDADES

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 21 junho 2017 às 10:56
Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 20 junho 2017 às 16:54

PARA QUEM GOSTA DE QUÍMICA

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 19 junho 2017 às 17:52

Uma forma de realçar a parte de baixo do gráfico (a que mais nos interessa), é limitar o eixo das temperaturas no intervalo de 0 a 30 oC, como mostra a figura abaixo:

© 2017   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Offline

Vídeo ao vivo