Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Agronomia Contra PNS 63

http://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR96608

Considerando que Proposta Nacional Sistematizada nº 63 (PNS 63) contraria o bom senso e as normas de regulação do Sistema Confea Crea, a Agronomia Nacional, através da Confaeab, se mobiliza para sensibilizar os Conselheiros Federais do Sistema para vetar sua implementação. 

A PNS 63 propõe a criação de uma nova modalidade - Engenharia Florestal - na tabela de títulos do Confea, saindo do Grupo Agronomia e incluindo-se no Grupo Engenharia, junto às engenharias civil, mecânica, elétrica e demais.

Mesmo reconhecendo a importância histórica da Engenharia Florestal como uma carreira oriunda da Agronomia, há que se destacar que a PNS 63 cria, na prática, a única Câmara uniprofissional, conferindo representatividade desproporcional a uma categoria com 13 mil florestais num universo de 1,3 milhões de profissionais registrados no Sistema.

Neste sentido, a Confaeab propõe uma Petição Contra a PNS 63 e solicita a participação dos colegas engenheiros agrônomos e estudantes.

A Petição

O 9º Congresso Nacional de Profissionais dos Sistema Confea / Crea aprovou a Proposta Nacional Sistematizada nº 63 (PNS 63) que altera a tabela de títulos da Resolução nº 473 de 2002 retirando a Engenharia Florestal do Grupo Agronomia e incluindo no Grupo Engenharia. Se for viabilizada, criará uma nova modalidade na Tabela de Títulos Profissionais do Sistema, regulamentando as Câmaras Especializadas de Engenharia Florestal. 

Câmaras Especializadas são órgãos de decisão administrativa que julgam questões de fiscalização e de registro profissional. Para funcionar, são agrupadas em categorias de uma “mesma modalidade ou campo de atuação profissional”. Assim, a Câmara de Agronomia agrupa, além da própria, as categorias da engenharia florestal, agrícola, pesca, meteorologia e os técnicos do setor. Uma regra lógica num Conselho com 300 profissões registradas. 

A criação dessa nova modalidade e sua transferência ao Grupo Engenharia cria, na prática, a única Câmara uniprofissional do Sistema para apenas 13 mil florestais num universo de mais de 1,3 milhões de profissionais registrados. 

Portanto, a PNS 63 é prejudicial por contrariar a lógica, a legalidade e o bom senso, ao desagrupar carreiras das ciências agrárias e abrir precedentes à criação de novas Câmaras uniprofissionais, que inviabilizam e distorcem a representatividade do Sistema Confea Crea. 

Considerando que a Confaeab já se posicionou contrária no ofício nº 415/2016, os profissionais do Sistema Confea Crea abaixo assinados também se posicionam contra a aprovação no Plenário do Confea, solicitando a REJEIÇÃO da PNS 63, visando restabelecer o ordenamento legal.

Exibições: 706

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de patricia garcia em 6 fevereiro 2017 às 9:36

Petição assinada. Pedido totalmente fora da casinha, sem propósito são agrárias sim, filhos da agronomia como tantos outros :)

Comentário de José Leonel Rocha Lima em 24 janeiro 2017 às 6:25

Estamos acelerando mas temos muito a crescer.

Nosso potencial é enorme temos que circular a Petição Pública e enviar mensagens de WhattsApp direcionadas estimulando todos os colegas com frases do tipo: SUA ASSINATURA É SUPER IMPORTANTE

Comentário de CESAR ROSA em 23 janeiro 2017 às 9:10

Assinado

Comentário de Gilberto Fugimoto em 23 janeiro 2017 às 8:46

Rodolfo,
Vc já assinou sim, lembro do seu nome e comentário na Petição.

Vc pode ver em "Algumas razões para assinar. O que dizem os outros assinantes", ao lado direito do texto inicial.

abraços

Comentário de Rodolfo Geiser em 23 janeiro 2017 às 8:41

Gilberto,

é possível ver seu eu já assinei? Estou em dúvidas. Quase certo que sim, mas...pode por favor ver? Obrigado, abr R

Comentário de José Leonel Rocha Lima em 20 janeiro 2017 às 13:42

Muito bom Artur Melo pelo seu voto consciente e de qualidade!!!

Saudações e até breve!

Comentário de Artur Melo em 20 janeiro 2017 às 12:44

Assinado

Comentário de José Leonel Rocha Lima em 17 janeiro 2017 às 10:00

Já assinei e já compartilhei!!!

FOI DADA A LARGADA AGRONOMIA!!!

VAMOS FAZER A CAMPANHA ACONTECER EM TODO O BRASIL!!!

HORA DE MOSTRAR NOSSA ORGANIZAÇÃO E FORÇA PARA DEFENDER E LUTAR PELA AGRONOMIA PLENA E RESPEITADA!!!

© 2017   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Offline

Vídeo ao vivo