Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

A alimentação em um futuro com 10 bilhões de pessoas no mundo, O Globo, 15/04/2019, caderno Sociedade, pág.18.

Museu do Amanhã inaugurou exposição "PRATODOMUNDO - Comida para 10 bilhões" no Rio de Janeiro. A mostra conta com interatividade e acessibilidade para diversos tipo de deficiência para retratar as dificuldades de alimentar a população que deve chegar a esse número em 2050.

A exposição foi inaugurada na última sexta-feira e pretende apresentar ao público alternativas para alimentar 2,2 bilhões a mais de pessoas com sustentabilidade. A iniciativa quer conscientizar e criar uma conexão maior entre as pessoas e a comida, abordando aspectos científicos.

Leonardo Menezes, gerente de conteúdo do Museu do Amanhã, disse que "Nossas escolhas alimentares têm um impacto socioambiental muito grande e temos como atuar sobre isso. O que a gente escolhe colocar no prato tem implicações políticas".

Desperdício em alta

O planeta precisa aumentar em 60% a produção de comida nos próximos anos para alimentar toda a população que ainda virá, de acordo com a previsão da agência para a Alimentação e Agricultura da ONU.

Eu já abordei este tema aqui na Rede com o post "Brasil, o país do desperdício". (1)

Seria uma boa oportunidade para a Classe Agronômica refletir sobre a sua possível maior participação nesse esforço de produzir mais alimentos, encarando com seriedade temas como, por exemplo, o consumo de insetos (como a China já faz há muito tempo), aproveitamento alimentar de cascas, raízes e folhas (ainda não utilizados), incremento da piscicultura em tanques (que dá rendimentos maiores do que a criação de gado) e outras iniciativas.

Aliás, a exposição aborda 30 projetos que já são bem sucedidos ao redor do mundo, e por meio de tecnologias de ponta, jogos e vídeos interativos, pretende divertir e ensinar os visitantes a partir de 8 anos. Os colegas que visitarem a exposição, poderiam descrever aqui na Rede algumas dessas experiências alimentares ao redor do mundo.

REF.:

(1) http://agronomos.ning.com/profiles/blogs/brasil-o-pa-s-do-desperd-cio

Exibições: 37

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 16 abril 2019 às 10:01

Rodolfo,

obrigado pelo apoio e incentivo.

Espero que esse evento (no Museu do Amanhã) seja uma oportunidade para nós, Engenheiros Agrônomos, refletirmos melhor sobre a nossa posição de vanguarda na produção de alimentos (no Brasil e no mundo), nos tirando dessa inércia no campo da inovação, achando que isso é matéria exclusiva da Embrapa e que somos os ban-ban-bans por contribuirmos substancialmente na composição do PIB e das exportações.

Um abraço

Comentário de Rodolfo Geiser em 15 abril 2019 às 19:10

José Luiz,

bem colocado, parabéns, abraço, R

© 2019   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço