Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Prezados colegas !

Vamos falar de cogumelos? Produção de Cogumelos.

Até recentemente um desconhecido entre nós, o consumidor só conhecia o "strogonoff", onde o cogumelo "Champignon de Paris" era consumido então misturado, quase escondido dentro deste prato.

Cogumelo era visto com preconceito pelo  consumidor tropical, algo como venenoso, alucinógeno , enteógeno..orelha de Saci, casinha de sapo, e onde, no Brasil o consumo per capita não passa de 18 gramas por pessoa ano, muito diferente do consumidor temperado (Europa, Asia, América do Norte).. onde o consumo per capita alemão chega a 4,5 kg percapita !!! 

Mas o Brasil se abriu para o mundo, e entrou a comida oriental, e hoje o brasileiro antes tão preconceituoso, resistente, restritivo aos novos paladares agora come peixe crú..a comida por kg o self service veio junto com a internet para mudar o habito do Brasileiro.. e agora ele começa a consumir cogumelos !

Fonte proteica de elevado valor biológico dissociado de gordura, os Cogumelos, Shimeji branco, cinza, preto, o Hiratake Salmão, Champignon de Paris, Portobello , o medicinal Agaricus blazei, o Shiitake e já são mais de 08 variedades comerciais no mercado.

O consumo crescendo!. e a produção?? 

Estão faltando cogumelos no mercado em plena crise!  Um dos fatores é a falta de informação sobre o assunto, pois mesmo os Agronomos, biólogos (de clima tropical ) nnão tem na sua grade curricular a diciplina de "CULTURA DE COGUMELOS".. a agronomia e a biologia ainda enxergam o fungo como algo a ser destruido e não cultivado.. e entendo claramente o motivo, o motivo é puramente econômico, pois os fungos em clima tropical causam prejuizo enorme ao agronegócio..e então, claro vamos pesquisar fungos como doença de planta e não algo a ser cultivado .

Mas essa visão tropicalista da pesquisa esta mudando pois o brasileiro começou a comer cogumelos.. de várias espécies e não quer mais o apenas o limitado champignon em conserva do strogonoff..

Mas os produtores por falta de informação estão investindo de forma errada e tendo prejuizos e fracassos pois investem muitas vezes assistindo videos de youtube. 

Por esse motivo a organização www.projetocogumelos.org esta promovendo o I-Workshop de Produção Sustentável de Cogumelos em São Paulo dias 20 e 21 de Maio de 2017. Onde reunirá produtores, empreendedores, pesquisadores para clarear e dar aos produtores uma visão definida do segmento da fungicultura como um todo desde a produção de sementes, compostagens e produção comercial para mercado interno e externo.

Abraço a todos João Hélio

Exibições: 11

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de José Leonel Rocha Lima em 14 maio 2017 às 21:03

Excelente postagem

Oportunidade de mercado para empreender

© 2017   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Offline

Vídeo ao vivo