Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Projeto de Lei autoriza biólogo a ser responsável técnico em produção de sementes

Mais um ataque à Agronomia

Agora é sobre a produção de Sementes e Mudas!

 

A Câmara analisa o Projeto de Lei 3423/12, do deputado Ricardo Izar (PSD-SP), que autoriza o biólogo a exercer a responsabilidade técnica pela produção, beneficiamento, reembalagem ou análise de sementes em todas as suas fases. Atualmente os responsáveis técnicos por essas atividades são os engenheiros agrônomos e florestais. A proposta altera a lei de crimes ambientais, que trata do Sistema Nacional de Sementes e Mudas (Lei 10.711/03).

 

Segundo o autor, que é economista, os conteúdos para o exercício dessas atividades constam do núcleo de formação básica dos biólogos. “Vale frisar que muitos destes conteúdos são oferecidos de forma compartilhada entre os cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Agronômica e Florestal, e que a maioria dos docentes que ministram tais conteúdos são biólogos, sendo, inclusive, autores de um grande número de trabalhos científicos e livros na área”, afirma.

Ricardo Izar argumenta ainda que se o Biólogo detém habilitação técnico-científica não há porque restringir sua atuação profissional na área de tecnologia de sementes e vivericultura, que é a produção de mudas.

 

Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo e será examinado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; de Trabalho, de Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Conteúdo desenvolvido a partir da Agência Câmara de Notícias

Exibições: 3358

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de Rogerio Schmidt em 22 agosto 2012 às 18:11

vamos mobilizar pessoal... pelo visto os biólogos estão ligados no assunto. Estão voltando a nos superar.

Comentário de josimar lima souza em 22 agosto 2012 às 15:30

Caro amigo, como sempre mais um absurdo que nosso deputados tentam contra nossa profissão. Nos dedicamos para o progresso da agropecuária, conhecemos desde o solo ate o beneficiamento do produto. Não contra os profissionais da biologia, mas eles não tem estudos  tão aprofundado nesse ramo. Logo também irão aprovar lei que podemos pedir receita a veterinário para comprar medicamento humano, sarcástico isto mas quem disse que no plenário não tem palhaço.

Comentário de Silvana Souza Silva em 22 agosto 2012 às 11:32

Gente, q bom, parece que vamos virar o jogo pelo menos na enquete, já são 47,6 NÃO, contra 52,31 SIM, vamos votando aeoow #agronomia fortee!!

Comentário de Silvana Souza Silva em 22 agosto 2012 às 11:02

Então Amistander Santos, o 55º COENA, ja aconteceu terminou ontem, mas o que podemos fazer é continuar nossa mobilização, estou enviando e-mail para colegas de outras instituições e divulgarei nas redes sociais para que votem na enquete e ajudem a protestar e tenho certeza que os prezados colegas da rede estão fazendo o mesmo!!! vamos lá

Um Abraço!

Comentário de Amistander Santos em 22 agosto 2012 às 10:38

Silvana Souza, olha um bom momento para vc vai ter uma boa oportunidade para levar essa discussão junto com outros estudantes, soube que vai ter o CONEA e é uma ótina oportunidade de levar essa informação aos demais estudantes. Um abraço!!!

Comentário de Silvana Souza Silva em 22 agosto 2012 às 9:43

Sinceramente é absurdo! Como estudante de engenharia Agronômica tenho sérias preocupações a respeito do sucateamento da minha futura profissão! Penso que temos que manifestar e muito, é imprescindível agora!  Estudar tanto tempo pra ver, lógico não desmerecendo profissão nenhuma, mas biólogo produzindo sementes?

Se temos competência pra isso ha tanto tempo? pq nos tirar agora?

vamos lá Agronomia!! Vamos protestar!!

Comentário de Gilberto Guarido em 22 agosto 2012 às 9:06

Parabéns a todos.

A todos os que estão participando: Vamos manter sempre a mobilização. Esta batalha ainda não está vencida.

Novos PLs virão. E o maior desafio ainda continua, os dois decretos que permitem equiparação de técnicos e agronomos. Entre as atribuições que eles conseguiram esta assinar receita agronômica em muitos estados, e pretendem estender esta aberração por todos os Estados da Federação.

Comentário de Gilberto Fugimoto em 22 agosto 2012 às 8:56

Nossa mobilização está dando resultados!

O site da Câmara já mostra 45% de NÃO ao PL!

O que era 86% de aprovação reduziu para 54%.

Vamos virar o jogo!

Comentário de Gilberto Fugimoto em 21 agosto 2012 às 20:13

Vamos também enviar manifestação ao Deputado engenheiro agrônomo Zé Silva (PDT-MG).

Ele se manifestou contrário à aprovação do PL 3423/12 na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural - CAPADR onde o PL está sendo analisado.

Parabéns ao Deputado!

http://www.zesilva.com.br/

deputado@zesilva.com.br

Comentário de Gilberto Fugimoto em 21 agosto 2012 às 19:58

O site da Câmara já conta com diversas manifestações de colegas da Rede Agronomia: Celiomar Fragas, Roberto Guarido, Gilberto Guarido, Rogério Schmidt, Alana Moreia, Valdi Neto, Gidalto e eu me identifiquei com Rede Agronomia!

Vamos fazer barulho!
http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/AGROPECUARIA/424245-PROJ...

© 2019   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço