Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Engo. Agro. JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO

jviana@openlink.com.br

.

Sabe por que o estudo da água-e-esgoto é chamado de “Saneamento BÁSICO” ? Se relacionou a resposta com o título do post, acertou. Mas, por que ? Justificativas: a) A água é o elemento mais importante da Natureza; b) Mais de 85% das doenças conhecidas são transmitidas pela água contaminada; e c) Porque o esgoto é formado de 99,9% de água servida. Fecha parêntesis.

.

A qualidade da água pode ser expressa através de parâmetros que traduzem as suas principais características físicas, químicas e biológicas. Normativas como os Padrões de Potabilidade e a Resolução Conama N.357/05 são fundamentais.

.

Desse modo, a qualidade da água não deve ficar restrita à sua potabilidade. Temos de pensar, também, que ela (a qualidade) influi no entupimento dos gotejadores usados na irrigação; na fabricação da sua cervejinha do fim de semana e, até mesmo, no lixo que os atletas estrangeiros vão encontrar na lagoa Rodrigo de Freitas, nas provas aquáticas de remo das Olimpíadas de 2016.

.

A Figura abaixo, que eu fiz para isso, resume os temas mais importantes a serem considerados quando tratamos desse assunto.

.

.

Comentamos (no tópico PROBLEMAS AMBIENTAIS do Orkut) sobre a influência da temperatura no meio ambiente. Na questão da qualidade das águas, ela também tem um papel muito importante. Com o seu aumento, além de expulsar o Oxigênio dissolvido na água (necessário aos peixes e outros organismos), provoca outras reações adversas; inclusive, a redução dos corais nos oceanos.

.

Aliás, a Fundação SOS Mata Atlântica (*) mostra uma interessante FICHA com 14 parâmetros, chamada Guia de Avaliação da Qualidade da Água que, após preenchida, reúne pontuações que levam a um diagnóstico sobre a qualidade do manancial.

.

LEGISLAÇÃO

A qualidade da água potável no Brasil é regulada pela Port.518/04 do MS e no site da Universidade do Estado do Colorado, EUA, existe um formulário (para interpretar os resultados da qualidade da água para fins potáveis, de irrigação ou para o gado) que, uma vez preenchido com os dados da análise de água, apresenta um relatório interpretando os resultados, segundo a norma americana, é claro. (**)

.

(*) www.rededasaguas.org.br/observando/guia_de_avaliacao_de_qual_agua%5...

.

(**) http://wsprod.colostate.edu/cwis435/index.cfm

Exibições: 79

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

© 2019   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço