Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Agronomia 2012:

Uma Retrospectiva no olhar da Rede Agronomia

No balanço das horas esse foi um ano movimentado e emblemático para a Agronomia.

A Rio+20 e os desafios globais e locais à sustentabilidade e preservação ambiental

Começamos o ano propondo um debate sobre os Governança Ambiental e os prováveis rumos da Rio+20. Quando a Conferência desembarcou no Rio, a AEARJ e a Rede Agronomia estavam lá com estande em parceria com o SENGE e participando de debates, em Cúpula dos Povos - Primeiro Dia

Código Florestal

Nas mudanças do Código Florestal, propomos debate, acompanhamos a votação, as manobras para mutilar o Código e o veto presidencial restabelecendo o mínimo das diretrizes norteadoras das políticas ambientais em Novo Código Florestal: Lei 12.651  e  Código Florestal: Veta ou Aprova?

Encontros Regionais da Agronomia

Um ano de vários encontros regionais. Em Campos, RJ um encontro regional na UENF em agosto, em ENCONTRO REGIONAL EM CAMPOS. Além desse, o AGROSUL compreendeu uma série de encontros realizados no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul no segundo semestre e permitiu reunir lideranças de outras regiões como Rio de Janeiro.

Comemoração Dia do Engenheiro Agrônomo

A comemoração do Dia do Engenheiro Agrônomo este ano, foi no auditório da Secretaria Estadual de Agricultura em Niterói. Mesa de abertura contou com a presença dos agrônomos Jorge Antonio (Diretor do Senge), João Araújo (Diretor do CREA-RJ), Leonel Rocha Lima (Presidente da AEARJ), Alberto Mofati (Secretário Estadual de Agricultura), Antonio Justino (Presidente EMATER - Rio), Helga Hissa (Coordenadora do Programa Rio Rural da Secretaria de Agricultura) e Silvio Galvão (Presidente da Pesagro) e foi transmitida ao vivo pela Rede Agronomia.

Projetos de Lei Apresentam Ameaças à Agronomia

O que mobilizou a Rede Agronomia em 2012 foram as ameaças surgidas em formato de Projetos de Lei. Já em maio o blog Projeto de Lei regulamenta profissão de Paisagista alertava uma nova profissão sombreando com as atribuições  de arquitetos que poderá, na esteira da regulamentação, regulamentar a atividade de paisagismo a agronomia; um debate de longa data com a arquitetura. Desde 2009 a preocupação com o PL 2804/2008 - ZOOTECNISTAS usurpando atribuição de criação animal à agronomia, que agora surge com mais urgência na pauta do Congresso Nacional. Mas foi o PL 3423/12 que gerou a maior mobilização e gerou o blog Projeto de Lei autoriza biólogo a ser responsável técnico em produção de sementes que gerou um acesso e mobilização recorde na Rede. A mobilização gerou uma Petição  e com isso Mudamos Enquete da Câmara. Após 6.542 assinaturas na petição, a representação da AEARJ teve Protocolada Petição contra PL 3423 na Câmara dos Deputados e no Senado Federal!

Curso de Atualização de Solos

Este ano, planejamos, organizamos e realizamos o Curso de Atualização em Classificação Brasileira de Solos. Uma realização da AEARJ em parceria com a Embrapa Solos, o CREA-RJ e veiculada na Rede Agronomia que divulgou e coordenou as inscrições. O curso realizado na Embrapa Solos no Rio de Janeiro aconteceu entre setembro e outubro de 2012. Contou com 40 horas de aulas, aulas práticas para identificação das características dos solos em Curso de Atualização em Classificação de Solos - 2ª Aula e aula de campo em Tanguá para identificação de perfis de solos divulgado em Aula de Campo do Curso de Atualização em Classificação de Solos. Em Curso de Solos um Balanço avaliamos que foi um prazer o encontro e o clima de companheirismo desfrutado durante o curso.

CONFAEAB em Novos Rumos

Para finalizar o balanço de 2012, uma mudança que deve marcar os próximos anos a política profissional: a reaproximação das Associações Estaduais de Engenheiros Agrônomos na CONFAEAB. A entidade representa os interesses relativos à política profissional em nível nacional e articula as Associações Estaduais. Pelo menos deveria ser assim; discordâncias sobre a condução da entidade nacional afastaram diversas lideranças e entidades estaduais. A crise na Confaeab chegou a um extremo que suscitou o retorno das entidades apostando numa renovação e condução mais democrática e participativa. Estaremos acompanhando.

Feliz 2013 com saúde e paz a todos colegas da Rede Agronomia!

Exibições: 320

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de Francisco Lira em 9 janeiro 2013 às 19:26

MAGNÍFICO, ESTOU FELIZM POR FAZER PARTE DA REDE AGRONOMIA, ABRAÇOS AOS COLEGAS-AMIGOS DESSE GRANDE ESPAÇO DOS ENG. AGRÔNOMOS DO BRASIL.

Comentário de Gilberto Fugimoto em 8 janeiro 2013 às 8:55

Ola Tiago,

A Rede Agronomia está aberta à manifestação da FEAB bem como a todas as representações acadêmicas da agronomia.

A participação é livre.

abração

Comentário de Tiago Jansen Magalhães em 7 janeiro 2013 às 22:20

Legal seria colocar a FEAB (Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil) em discussão, temos várias contribuições que já ofertamos à sociedade.

Comentário de José Leonel Rocha Lima em 31 dezembro 2012 às 16:44

É fantástico o resultado da Rede Agronomia!!!

Uma alternativa sugerida por você Gilberto aos estáticos e monótonos sites tornou-se um grande sucesso com 145 mil acessos durante 2012!!!

São 100 mil acessos no ano. Considerando que somos aproximadamente  100 mil engenheiros\as agrônomos\as no Brasil, podemos extrapolar que:

- Todos os profissionais brasileiro de agronomia acessaram a Rede ou que quase todos o fizeram, além dos  acessos dos profissionais de outros paises e de outras profissão.

Realmente é FANTÁSTICO!!! 

Em 2013 a Rede Agronomia deverá apresentar crescimento vigoroso, refletindo as atividades da nossa categoria, a qual vem despertando e percebendo que juntos poderemos voltar a gozar de grande prestígio.

Em  2013 teremos uma nova Confaeab com a posse da Chapa Reconstrução em 30 de janeiro, iremos à luta organizadamente contra os Zootecnístas e Técnicos Agrícolas, a AEARJ realizará o 2° Curso de Gramados Esportivos em abril e o 7° Congresso Estadual de Agronomia nos dias 10 e 11 de outubro. No  próximo 12 de outubro todas as entidades comemorarão os 80 anos da  Regulamentação da Profissão de Engenheiro Agrônomo e Grande Congresso Brasileiro de Agronomia em Cuiabá fechará com chave de ouro o ano.

A cada um desses eventos e dos outros eventos, que certamente ocorrerão, a Rede de Agronomia reflitirá a pulsassão dos seus antigos e novos membros!!!

A Agronomia está viva!!! E a Rede Agronomia são todos nós Engenheiros|as Agrônomos\as!!!

Comentário de Gilberto Fugimoto em 31 dezembro 2012 às 16:00

Valeu Leonel,

Uma realização coletiva que tem mais significado na medida em que todos nós participamos!

A movimentação da agronomia se reflete no acesso à Rede como mostram os indicadores:

A Rede teve 145 mil acessos e mais 100 mil visitantes!

Em 2013, se Deus quiser, estaremos realizando ainda mais!

abraços a todos!

Comentário de José Leonel Rocha Lima em 30 dezembro 2012 às 18:02

Agronomia 2012:

Uma Retrospectiva no olhar da Rede Agronomia

Ficou muito boa Gilberto!!!

Você foi preciso e no tempo certo, PARABÉNS meu amigo!!!

Achei super emocionante, até porque participamos juntos em todos esses importantes eventos.

Ano que vem 2013 também deverá ser SUPER!!!

A Rede Agronomia e a AEARJ somos todos nós!!!

Comentário de Gilberto Fugimoto em 30 dezembro 2012 às 15:43

Valeu Luciana, grato pelas palavras de incentivo, a Rede é uma construção coletiva.

Convido a todos participar tbem.

Ok Mário Sergio; ao menos uma foto Nem que seja de conservação de estrada! Melhor que esse perfil de múmia padrão que a plataforma ning proporciona....

Comentário de Mario Sergio Alves de Godoy em 30 dezembro 2012 às 14:04

É isso aí... que venha 2013. Ah, nesse ano de 2012 eu coloquei a foto no perfil, heheheheh!!!!!! Grande realização... As estradas rurais e as erosões em foco.

Comentário de Luciana R em 30 dezembro 2012 às 13:07

Agradecida Gilberto, pela luta e principalmente pelo amor à profissão que este Site tanto emana!

Um 2013 sustentável, produtivo e responsável a todos os profissionais que, mesmo lutando contra a corrente muitas vezes, não desistem de amar a terra e alimentar o mundo!

Deus nos Abençoe em mais este ano!

© 2021   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço