Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil
Registramos a enorme evolução na qualidade de nossos gramados, nos últimos 20 anos
Iniciando o 15º texto, sobre Gramados Esportivos, farei o registro da enorme evolução na qualidade de nossos gramados, nos últimos 20 anos, culminando com as últimas grandes competições esportivas mundiais, realizadas no Brasil (Copa2014 e Olimpíadas Rio2016).
Vimos, excepcionais gramados na Copa2014 e após a épica Abertura da Olimpíada, o replantio total do gramado do Maracanã, onde imediatamente após (cerca de 10 dias) foram sendo realizadas partidas das semi-finais e finais feminina e masculina do futebol Olímpico. Profissionais, empresas e administradores/gestores esportivos evoluíram demais nos últimos tempos.
Lembro-me que há muito pouco tempo (2012/13) em visitas à Europa, acompanhei a troca total do gramado da Amsterdã Arena, realizado em cerca de 16h. O resultado? Um gramado espetacular e pronto para o jogo Holanda x Bulgária, que acompanhei no campo (fotos).
Na volta, conversei bastante com empresas de produção de material vegetal e as empresas de execução e manutenção de gramados esportivos nacionais. Trocamos informações, como é de hábito nesse nosso meio.
Veio a Copa 2014 e ocorreu um investimento em gramados de futebol jamais visto no Brasil. Pela primeira vez, não faltou verba para trabalharmos. Gestores, profissionais, empresas de produção de grama e empresas de gramados esportivos atuaram firmemente na melhoria das técnicas e da qualidade de nossos gramados. Só não tivemos uma Copa irretocável porque a própria FIFA não atendeu, em muitos casos, às recomendações de se preservar o gramado de jogo (afinal, havia mais de 90 campos para treinos, por que treinos desgastantes nas Arenas?).
Criou-se uma demanda de melhor qualidade nos nossos campos. E veio a Olimpíada, dando-nos a oportunidade de um replantio total, durante um evento dessa magnitude.
Ainda que não tenhamos chegado à qualidade europeia (a Amsterdã Arena já recebeu mais de 60 replantios totais nos últimos 20 anos), nem à rapidez (em vez de 16h demoramos 3 dias no replantio), é importante registrar o excelente trabalho executado pela Itograss /Greenleaf /Royal Verd.
Pela primeira vez na América do Sul se faz um replantio total, tão rápido e com resultado, em termos de qualidade, extremamente consistente.
Depois da cerimônia de abertura das Olimpíadas, replantio geral do Maracanã
Campo pronto para a semi final Brasil x Suécia (futebol feminino)
CONCLUSÃO
Temos técnicos, empresas e profissionais extremamente competentes atuando na área. Quando há condições de trabalho (laborais e financeiras) os resultados se apresentam em elevada qualidade e nível técnico comparável aos melhores gramados do mundo, até mesmo com gramado único no mundo (como a Arena Corinthians, com seu cooling system, sem precedentes no mundo).
Gramado da Arena Corinthians, pronto para a disputa do bronze Olímpico
Saudações Agronômicas e até a próxima!
http://www.mundohusqvarna.com.br/coluna/gramados-esportivos-replant...;
Bem-vindo a
Rede Agronomia
© 2022 Criado por Gilberto Fugimoto.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!
Entrar em Rede Agronomia