Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

AEARJ: Feliz 2017 para Agronomia!

Em 2016 a AEARJ prosseguiu com seu trabalho de mobilização da categoria, desenvolvendo, no Estado, diversas atividades que marcaram presença e a força da Entidade. 

Em maio, realizamos o  Simpósio Ano Internacional das Leguminosas RJ

O evento, realizado em 12 e 13 de maio, ocorreu no Campus da UFRRJ, em Campos dos Goytacazes. A abertura contou com a presença da Reitora Ana Dantas, do representante da FAO, Gustavo Chianca, do representante da Secretaria Estadual de Agricultura Silvino Amorim Neto, além do presidente da AEARJ, Leonel Rocha Lima. 

O Simpósio contou com 6 coordenadores, 20 palestrantes e 137 participantes. 

A importância do evento gerou desdobramento como palestra em junho no Clube de Engenharia que foi amplamente divulgada em Engenheiros agrônomos iluminam as vantagens das leguminosas

A AEARJ também esteve presente nas Conferências Municipais, Intermunicipais  e Estadual da ATER, que foi divulgada em  Conferência Intermunicipal de ATER Região Centrosul do RJ e em 

Conferência Intermunicipal de Assistência Técnica e Extensão Rural ....  

Não conseguimos a representação na Conferência Nacional da ATER, mas às vésperas de um processo de impeachment o evento nacional ficou esvaziado.

A AEARJ também esteve presente à reunião nacional da CCEAGRO que aconteceu em abril. Na ocasião foi apresentada a Nova Resolução 1073 / 2016 CONFEA que marcou pela polêmica em torno do tema.

Ainda em maio, a AEARJ esteve presente no Debate sobre Agrotóxicos no Rio de Janeiro em Nova Friburgo, região serrana do Estado do Rio de Janeiro. O debate foi promovido pelo Fórum Estadual de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos (FECIA), que reúne 37 instituições como a AEARJ, e é apoioado  pelo Ministério Público do Estado para debater os impactos negativos do uso dos agrotóxicos na saúde do trabalhador, do consumidor e ao meio ambiente

Ao longo do ano a representação da AEARJ participou do 9º Congresso Nacional de Profissionais do Sistema Confea / Crea (9ºCNP) em Foz do Iguaçu e em Brasília, conforme relatado na Retrospectiva Rede Agronomia 2016 - 1ª Parte

Em 24 de setembro a AEARJ realizou o Curso de Licenciamento Ambiental Agropecuário

 no Campus Leonel Miranda da UFRRJ localizado em Campos dos Goytacazes, RJ. O curso foi ministrado pelo colega E.A. Felipe Brasil. 

O evento também teve uma segunda edição em 8 e 9 de novembro, em Seropédica no Instituto de Agronomia da UFRRJ e foi registrada em Curso de Licenciamento Ambiental Agropecuário UFRRJ

Esta edição teve como instrutores os colegas E.A. Felipe Brasil e Gilberto Fugimoto

Em 11 de outubro, ocorreu a Entrega do Prêmio Johanna Dobereiner 2016Pela primeira vez o Prêmio Johanna Dobereiner foi entregue na UFRRJ. Uma iniciativa do CREA-RJ e AEARJ, a entrega do Prêmio este ano foi realizada no Salão Azul do Prédio Principal (P1) da Universidade Rural.

Em 18 de outubro, a AEARJ, representada pelo Gilberto Fugimoto, realizou Palestra na UFRRJ em comemoração ao dia do Engenheiro Agrônomo, a convite do Centro de Estudos Agronômicos (CEA), entidade de representação estudantil da Agronomia. 

 

A palestra tratou de Empreendedorismo e Cooperação na Agronomia um tema que sempre desperta interesse entre alunos e profissionais.

Ainda este ano tivemos eleição na UFRRJ Elege Nova Reitoria que elegeu o Prof Engenheiro Agrônomo Ricardo Berbara para a Reitoria. 

A AEARJ apoiou ainda o Protesto no MAPA RJCausou surpresa a nomeação de um Superintendente Federal de Agricultura com nível médio de escolaridade, contrariando o Decreto 8.762/2016 que exige um profissional de carreira e com nível superior para o cargo.

A AEARJ realizou ainda diversas reuniões de diretoria ao longo do ano, que foram devidamente documentadas na Rede Agronomia em Reunião AEARJ e no Grupo AEARJ 

 

Para encerrar o ano e iniciar 2017 com um planejamento propositivo, a AEARJ oficiou sua candidatura ao CBA Rio 2019O Congresso Brasileiro de Agronomia é o principal evento político e técnico de reunião da categoria. A AEARJ tem o mérito de iniciar seu planejamento de forma participativa com outras instituições e com uma antecedência de 3 anos à data prevista para o Congresso.

Exibições: 81

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de José Leonel Rocha Lima em 1 janeiro 2017 às 20:48

A Retrospectiva da AEARJ 2016 registrou aumento de atividades.
Intensa programação envolvendo muitas pessoas.
Esforço coletivo para realização dos eventos que foram muito bem avaliados.
Planejamento e cumprimento do calendário de eventos.
Aumentando o movimento de defesa e valorização da profissão.
Findado esse 2016 a AEARJ se sente mais fortalecida para realizar um 2017 ainda melhor.
E para ser mais abrangente todos devem participar!!!
A AEARJ SOMOS TODOS NÓS

© 2017   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Offline

Vídeo ao vivo