Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Retrospectiva Rede Agronomia 2016 - 1ª Parte

Agronomia Nacional Evoluindo

Numa análise esperançosa dos últimos 7 anos da Agronomia Nacional foi possível, recuperando as postagens da Rede Agronomia, montar um pedaço da lutas que reestruturaram a Confaeab. O relato está postado no video Rede Agronomia Confaeab Historia 2016. Não são grandes passos, mas são significativos num processo histórico. 

Antevendo os desafios do ano lançamos a questão da Defesa Profissional: Quem poderá defender a Agronomia?

.. e indagamos:  quem afinal tem Participação Profissional, e qual Entidade promove essa participação?

Para promover participação é fundamental que as Associações consigam estabelecer Comunicação Construindo Redes. Um alerta para a importância da comunicação e do diálogo. Circular informação, produz mobilização em torno de temas importantes.

 

Quem quer um Conselho?

 

Um debate ressurge: permanecemos no Sistema Confea / Crea ou criamos um novo Conselho de Agronomia?

Para refletir sobre esses temas, a Rede Agronomia acolheu as postagens: Um novo conselho profissional para Agronomia?, a postagem Quem quer um Conselho?  e  Quem Quer Um Conselho II?. Além disso foi publicado o Manifesto do Movimento Pró CREAGRO, um movimento que propõe a criação do Conselho de Agronomia. Ainda Conselho Federal de Agronomia: Considerações a respeito.

Para saber a opinião da categoria, a Rede Agronomia lançou a enquete: Novo Conselho: Contra ou a Favor? Os resultados, amplamente favoráveis à criação de um Novo Conselho, estão disponíveis em: Resultados da Enquete

 

9º Congresso Nacional de Profissionais do Sistema Confea / Crea

Este ano ocorreu o 9º CNP. Já em agosto a postagem CNP CONFEA 2016  alertava para os riscos envolvidos nas 83 propostas. A primeira etapa foi documentada em Relatos do 9º CNP em Foz do Iguaçu . Naquela ocasião, ocorreu uma reunião da Agronomia que igualmente foi relatada em Agronomia na SOEA Foz do Iguaçu. Uma reunião pouco produtiva, onde a pauta não conseguiu ser cumprida.

Entretanto, na 2ª etapa Relatos do 9º CNP em Brasília, a Agronomia, de forma organizada, se postou formalmente contra o PNS 63, que leva a Engenharia Florestal para o Grupo Engenharia retirando-a do Grupo Agronomia. Esse êxito se deve à reunião prévia que ocorreu em: Agronomia Nacional se reúne no 9º CNP. De forma produtiva, foram tratados os assuntos pendentes desde a Reunião em Foz do Iguaçu.

 

 

Técnicos Agrícolas 

O blog Técnicos Agrícolas não precisam emitir ART, na verdade não pagam ART, foi a postagem de maior audiência na Rede Agronomia. Um tema que revela o avanço na luta dos Técnicos Agrícolas, incluindo a criação do Conselho de Técnicos Agrícolas.

O enorme volume de postagens e temas ao longo de 2016, impõe que a Restropectiva da Rede Agronomia seja realizada em partes.

Exibições: 151

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de José Leonel Rocha Lima em 30 dezembro 2016 às 17:49

Excelente a postagem principalmente pelo momento de reflexão.

Foram muitas iniciativas, questionamentos e duvidas para reagir ao incômodo que os profissionais da Agronomia vem passando.

Nossa profissão sofreu como todas com a crise do País mas tivemos agravante com a pressão das outras profissões e desarticulação da nossas entidades.

Temos a tendência de esquecer fatos recente que fazem a diferença, e o seu trabalho Gilberto ajudará numa reflexão mais próxima da realidade.

Esse 2016 foi um ano que a Agronomia Brasileira acelerou o movimento convergente para a defesa profissional e valorização da profissão sem precedentes e de extrema importância.

E tenho certeza que ao findar o Retrospectiva da Rede Agronomia 2016 muitos de colegas terão a sensação parecida com a minha de que a luta desse ano nos fez muito avançar e tentar organizar o movimento.

Estou aguardando a parte dois

© 2017   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Offline

Vídeo ao vivo