Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Sistema de produção mecanizada da cana-de-açúcar integrada à produção de energia e alimentos - Volume 2.

Sistema de produção mecanizada da cana-de-açúcar integrada à produção de energia e alimentos  -  Volume 2.

 

A cultura da cana-de-açúcar está entre as que mais experimentaram mudanças nos últimos 20 anos. A integração com culturas anuais, como soja e amendoim, e a implementação da colheita mecanizada são exemplos de novas técnicas de plantio e manejo adotadas pelo setor sucroenergético na busca por maior eficiência e sustentabilidade.

 

O volume 2 contempla em suas cinco partes e mais de 900 páginas, aspectos de sustentabilidade do sistema de produção, como as mudanças climáticas, o balanço e a eficiência energética da produção de etanol, o manejo racional do recurso água, a biologia e o manejo de plantas daninhas, pragas, nematoides e doenças da cultura da cana-de-açúcar e a sua integração com outras culturas como soja, amendoim, sorgo sacarino e adubos verdes na reforma do canavial. Inclui também aspectos sobre planejamento conservacionista e qualidade do solo na produção mecanizada da cana-de-açúcar, com ênfase ao manejo cultural e a sistemas de produção adotados por ocasião da reforma do canavial e da minimização das práticas de revolvimento do solo (plantio direto), planejamento conservacionista e controle de tráfego e suas consequências sobre o funcionamento biológico, estrutura física com diferentes texturas e a fertilidade do solo. São apresentados também aspectos de nutrição mineral, fertilização, calagem, gessagem e silicatagem, fixação biológica e do balanço de nitrogênio no sistema de produção. Para finalizar, contempla a utilização de resíduos da indústria sucroalcooleira e da cana-de-açúcar na alimentação de rebanhos leiteiros.

 

O livro está disponível para venda na Livraria Embrapa:  http://vendasliv.sct.embrapa.br/liv4/consultaProduto.do?metodo=deta...

Exibições: 112

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de Gilberto Fugimoto em 23 março 2018 às 19:56

Parabéns Pedro pela obra, mesmo que coletiva!

Como sempre a Embrapa dando show de qualidade!

© 2020   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço