Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Pedro Freitas demonstra que solos sem contenção escorrem para os rios   

Notícias Agrícolas  18 de abril de 2018      

Os últimos anos foram de chuvas volumosas no oeste da Bahia. Com isso, os solos arenosos da região ficam suscetíveis ao escorrimento superficial, bem como a consequente erosão. Pedro Luiz de Freitas, pesquisador científico da Embrapa Solos, destaca que, em meio a essas desvantagens, a construção desses solos é fundamental para obter uma boa produtividade.

Ele aponta que este evento, que deve percorrer todo o Brasil, com várias etapas, pretende mostrar a importância do recurso, o envolvimento do solo com a água e o reconhecimento das boas práticas agrícolas.

Com a construção dos solos, os produtores podem contar com uma melhoria da fertilidade física, química e biológica de suas áreas, com um ganho de produtividade trazido por essa fertilidade. Além disso, no oeste da Bahia, o Rio Grande é responsável por mais da metade da vazão do Rio São Francisco, de forma que a agricultura se mostra essencial para sua conservação.

A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e a Embrapa Solos vão promover na próxima quinta-feira (26), a partir das 8h30, o “Encontro de Construtores de Solos do Oeste da Bahia”, no auditório do Sindicato dos Produtores Rurais de Luís Eduardo Magalhães (SPRLEM). O objetivo é apoiar os produtores rurais do oeste da Bahia a identificar e buscar estratégias para reduzir as perdas de material orgânico do solo. O evento, que terá transmissão ao vivo pelo site Notícias Agrícolas, trará em sua programação os pesquisadores Pedro Luiz de Freitas e Paulo Cézar Teixeira, da Embrapa Solos, que vão discorrer sobre os temas: “Manejo e conservação da água e do solo” e a “Construção da fertilidade do solo em grande culturas com ênfase na adubação potássica”.

Com uma produção de grãos em uma extensão de 2,2 milhões de hectares em todo o oeste da Bahia, o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato, considera que existe uma preocupação crescente dos agricultores da região com a perda dos nutrientes do solo que prejudicam o cultivo da produção agrícola. “No período das chuvas, ocorre muito carreamento de sedimentos sólidos principalmente no leito das estradas vicinais e solos cultivados, principalmente nas regiões que antecedem os vales por terem uma declividade elevada e um solo com baixa infiltração, causando o assoreamento do leito de nossos rios”, afirma.

“Com este encontro, queremos reunir todos os produtores, seja do cerrado ou do vale, para buscar soluções viáveis para diminuir este problema e permitir que cada vez mais possamos produzir com sustentabilidade, mas para isto a participação de todos os produtores é fundamental”, complementa. Os agricultores da região, por meio da Abapa, por exemplo, vem investindo R$ 30 milhões para a recuperação de estradas da região e protegendo os solos e os rios da erosão com a construção de mini-barragens para conter o carreamento do solo com as chuvas.

Para reforçar sobre a importância da proteção dos solos, o Encontro vai abordar, também, o tema “Erosão de solos em sub-bacias hidrográficas do Rio Grande”, que será ministrado pelo geógrafo e professor da Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Dr. Ricardo Reis Alves. Já o agrônomo Dr. Júlio César Bogiani, da Embrapa Algodão, vai falar sobre “Construção da fertilidade de solo em algodão”, e o pesquisador Me. Afonso Peche Filho, do Instituto Agronômico de Campinas (IAC), sobre a Fragilização do solo pela mecanização em áreas agrícolas. “Esta é uma oportunidade para produtores rurais, pesquisadores e técnicos agrícolas da região debaterem com especialistas estratégias e técnicas para mitigar as perdas de solo e dos seus nutrientes no oeste da Bahia”, reforça

https://www.noticiasagricolas.com.br/videos/agronegocio/212056-pedro-freitas-demonstra-que-solos-sem-contencao-escorrem-para-os-rios.html#.XsABnmhKjIU;  

https://vimeo.com/313041480 

Exibições: 8

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

© 2021   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço