Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Enfrentando alguns problemas coma podridão seca. Isso que usamos  sementes selecionadas e plantamos na época certa. Sugestões estou aceitando. Obrigada.

Exibições: 6077

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de Luiz Fernando Grégio Gonçalves em 4 outubro 2011 às 16:47
 Estresses durante a fase de enchimento de grãos predispõem as plantas às podridões. São considerados fatores estressantes, as doenças foliares, os danos nas folhas ou no colmo causados por insetos, a umidade excessiva ou deficiente do solo, o baixo teor de K em relação ao de N,  questoes meteorologicas como, os períodos prolongados de nebulosidade, a alta densidade de semeadura e a ocorrência de chuvas com intensidade acima do normal.
Comentário de Paulo Renato Morales Vaz em 29 setembro 2011 às 1:51
Podemos trocar algumas ideias de como estava a fertilidade da lavoura dessa foto em questão.. Abraços!
Comentário de Paulo Renato Morales Vaz em 29 setembro 2011 às 1:49
A escolha de sementes selecionadas com certeza é uma das praticas indicadas para se manejar corretamente as doenças do milho, mas temos que lembrar sempre que os patógenos respondem a estímulos influenciados pelo ambiente e principalmente por práticas culturais do agricultor. Excesso de fertilizantes, uso de adubações desbalanceadas, sem respeitar o equilíbrio  nutricional das cargas na CTC, lavouras com  desequilíbrio de nutrientes no solo, são fatores que provocam stress nas plantas e com isso debilita a saúde do milho. Dessa forma ela não consegue se defender da ação dos patógenos. Devemos lembrar que os patógenos em sua luta de sobreviver na natureza estaram sempre tentando não se separar do hospedeiro (milho neste caso) e o milho, se bem nutrido e sem stress, tem mecanismos que mantem a doença sobre controle. Por isso costumo ver bons resultados em áreas com bom Equilíbrio Nutricional no Solo e com sementes selecionadas. Abraços!

© 2020   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço