Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil
Tenho sido muito consultado por jovens profissionais sobre a cobrança de honorários. Quanto cobrar por uma visita, um laudo, um projeto???
Para os nossos colegas, recém formados, que saem da Universidade sem noção do quanto devem/podem cobrar pelos seus serviços existem as tabelas do IBEC/SENGE-RJ.
Claro que a cobrança de honorários depende, diretamente, da complexidade dos serviços, da experiência do profissional, do modo de contratação e da capacidade de pagamento do cliente, porém, coloco acima, como referência, uma tabela do IBEC (Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos), que é usada pelo SENGE-RJ, como referência dos valores praticados em 2012.
No site do SENGE-RJ, há tabelas descritivas para cada categoria profissional, segundo a experiência/vivência/tempo de formação que podem ser vistas, baixadas e devem ser usadas pelos profissionais.
Saudações Agronômicas,
ARTUR MELO
Comentar
Obrigado, Cesar, pela cotriuição.
Segue tabela de honorários do SEAGRO/SC elaborada em 2011 - http://pt.calameo.com/read/002482321973777d8c06a
muito boa contribuição para que sejam estabelecidos e seguidos estes critérios. abs.
muito boa esta informação, tenho mais de 10 anos de formada e sempre tive muita dificuldade em saber o quanto cobrar pelo serviço prestado, com esta informação fica mais fácil cobrar um preço justo. Obrigada nobre colega Artur Melo.
Nelson,
O referencial do IBEC baseia-se no tempo de formação/experiência do profissional.
Abs.
ARTUR MELO
Valeu Artur Melo, grande abraço.
Muito bom o compartilhamento, Artur. Abração.
Tabela de honorários sugerida pelo IBAPE-MG recomenda R$ 200,00/hora técnica. Este é o valor que rotineiramente adoto.
Agradeço Artur Melo pela informação postada, pois sou um jovem da graduação que não sabia sobre a cobrança de honorários em valores.
Bem-vindo a
Rede Agronomia
© 2022 Criado por Gilberto Fugimoto.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!
Entrar em Rede Agronomia