Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

O Globo de ontem, 09.01.2015, no caderno País e à página 3, publicou o artigo ‘Concentração de terra cresce no país’, de Tatiana Farah, onde afirma que possuímos hectares 175 milhões de improdutivos e que da área total dos imóveis rurais brasileiros, cerca de 8% são minifúndio, 15% pequenas propriedades, 18% médias propriedades e 59% grandes propriedades.

Como a estrutura fundiária não estava mapeada, busquei na rede o mapa do Brasil onde nas áreas verdes estão as pequenas propriedades rurais; em amarelo as médias e em vermelho as grandes. No canto inferior direito encaixei outro gráfico tipo pizza, em que o pedaço em vermelho, de 220 milhões de hectares, representa os pequenos e médios produtores rurais; em amarelo, 101 mi ha de áreas de preservação ambiental; verde, 128 mi ha, territórios indígenas; azul, 29 mi ha, águas, áreas urbanas e estradas; roxo, 170 mi ha, terras não tituladas e bege, 200 mi ha, latifúndio.

Embora o tema seja pouco discutido entre nós e o índice de produtividade das propriedades agrícolas só tenha sido calculado uma vez, em 1980, quando ainda se considerava produtiva a área que obtivesse 1.200 kg/ha de soja (agora seriam 3.500 kg/ha), com o advento do Cadastro Ambiental Rural - CAR, é bom que nos inteiremos dos dados, para opinar na pendenga dos recém-empossados Ministros da Agricultura (Kátia Abreu, que disse que os latifúndios não mais existem) e Desenvolvimento Agrário (Patrus Ananias, que disse ser preciso "derrubar as cercas dos latifúndios").

Exibições: 225

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de Mauricio Dutra Garcia em 27 janeiro 2015 às 13:34

Material interessante que merece um debate ampliado na categoria. Sugiro que os conselheiros federais (CONFEA) convide o colega para uma exposição em plenário. Que a CONFAEAB o convide para entrevistas e divulgue nos estados.

© 2019   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço