Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Morre Eduardo Campos

Mesmo sendo um tema parecendo um tanto "off-topic", me parece importante compartilharmos o estarrecimento pela tragédia que tomou tão repentinamente o quadro político brasileiro. Afinal é um tema que nos atinge a todos não só como profissionais, mas como cidadãos participantes e influentes no quadro político nacional. Não nos parece correto nos limitarmos apenas a temas técnicos ou restritos à política profissional quando o País é tomado por uma acontecimento desta magnitude.

"Cada ancião que morre na África é uma biblioteca que se queima". A analogia do ditado africano bem caberia neste contexto: a perda de um quadro político dessa dimensão parece recair sobre nós, cidadãos, uma responsabilidade maior na condução das mudanças e da ética na política.

Grande abraço a todos!

Exibições: 327

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de Álex Ramos em 16 agosto 2014 às 17:08

Independente disso Gilberto acho que, se foi encomenda de quem quer que seja ,  vai sair pela culatra . O processo eleitoral vinha se encaminhando lentamente para uma mesmice . Os meios principais de divulgação aqui em nosso País jorram antes das eleições um falso debate de  denúncias de corrupção e de enganos mostrando um lado inerte da justiça . O objetivo é exatamente de desestimular o voto para que os mesmos se perpetuem . Sinceramente não tinha ainda escolhido  meu candidato, pois minha ligação principal é com a Natureza. Como a grande maioria em expectativa ,esperava o aquecimento lá na frente do debate político para tomar uma posição perante os candidatos existentes . O Campos na minha pesquisa já estava bem a frente dos outros .Acho que agora a discussão vai se antecipar e esquentar... e os jovens que já estavam desesperançados com o fracasso das manifestações de 2013 , podem agora voltar de outra maneira .

Esta eles não esperavam

.O trabalho do Campos vai aparecer e , isso vai interferir no processo que o Sistema de duas linhas que se revezam desde o proimeiro pleito,  já comemorava tudo como pronto . Claro que com o Eduardo Campos no embate esta mudança seria a melhor maneira para um País que precisa tirar a cara de sofrido pedinte.Temos valores para trabalhar e melhorar a auto-estima tão abalada pelo próprio noticiário muitas vezes escandaloso e mal intencionado    .

Deus escreve certo por linhas que os homens entortam  .

Vamos torcer para que pelo menos agora isto seja assim .

Um Brasil melhor e bem diferente do que estamos vendo  é tudo o que desejamos neste momento de muita dor por uma perda trágica deste raro político idealista e sonhador que foi tirado do nosso convívio.  

Yo may say 'Im a dreammer

but I'm not only the one. 

Álex Ramos

Comentário de Gilberto Fugimoto em 16 agosto 2014 às 14:38

Caros,

Essa tragédia revela ainda o grau de maturidade democrática que em geral compartilhamos: independente de coloração partidária há um grande consenso que o país sofreu uma perda política de peso; além disso há ainda a empatia e até compaixão com a dor da familia e amigos com tão prematura perda.

Comentário de Osvaldo Neves em 14 agosto 2014 às 23:20
Fiquei muito triste. Grande perda para os brasileiros tão carentes de lideranças novas e comprometidas com o país
Comentário de Álex Ramos em 14 agosto 2014 às 16:05

Caro Gilberto .

Bem adequado e pertinente levantar este tema no nosso espaço,  sempre atento aos temas importantes ao nosso conhecimento e opinião . Principalmente ,Engenheiros ,temos papel expressivo em todos os setores de desenvolvimento do nosso País. Este  tema não poderia ser de forma alguma diferente.  Assim como todos nós , fui apanhado de estarrecimento e surpresa  . Ainda estou arrumando as idéias se é que as vou algum dia .  .Só sei que Eduardo Campos trazia uma espécie esperança  renovadora de um política honesta e apaixonante como há muito tempo não víamos . Provavelmente não venceria esta eleição  mas , tão jovem  e  idealista ,possuidor de virtudes raras, tinha um futuro brilhante pela frente .

Lamentamos a ida do Campos que só agora , infelizmente , vão conhecer .

Que alguma das 5 lindas crianças que Campos deixou no conteúdo sólido de sua família , venha no seu dom reconciliador e corajoso , tentar dar continuidade a sua missão de uma nova política limpa realizadora   ....

Foi-se o homem mas fica o ideal .

Vida que segue.

Engº  Álex Ramos

Comentário de PEDRO LUIZ DE FREITAS em 14 agosto 2014 às 10:50

É sim um assunto para reflexão. Estamos, ao lado da família de Eduardo Campos, também de luto.

A ausência dele significa o fim do fio de esperança que acreditávamos que ele carregava em suas mãos através de suas ideias. Mesmo não concordando com sua ética, a mesma que permeia toda a política brasileira, havia um tom de saída, de luz no fim do túnel. Começávamos a acreditar que é possível ter um país melhor para nós, nossos filhos e netos. Poderíamos até pensar que a corrupção, hoje escancarada e carcomendo nossas entranhas, seria mitigada, mesmo que nunca exterminada, pois isso significa uma grande ruptura aos paradigmas de Celso Daniel, Mario Covas e Sarney do “tudo pelo poder”. Enquanto que a “futura falecida” secretaria de doleiro mostra o tamanho do mal que assola a política do país, perdemos alguém que poderia fazer a diferença. Deus console sua família e nos ajude, porque dias melhores estão longe de vir.

Comentário de maria de jesus jorge rodrigues em 14 agosto 2014 às 10:38

Lamentável.Era o parâmetro para o discernimento entre escolher o certo e o errado.

Comentário de Francisco Lira em 13 agosto 2014 às 20:43

Realmente uma perda imensurável no momento em que toda a sociedade anceia por mudanças, realmente triste.

© 2021   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço