Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Transmissão ao vivo: Seminário 'Computação aplicada à Defesa Agropecuária'

Projeto InovaDefesa e Embrapa Gado de Corte promovem seminário Computação aplicada à Defesa Agropecuária, em Campo Grande (MS), com transmissão ao vivo pela RITDA

 

A Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande (MS), em parceria com o projeto Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária (InovaDefesa) irá realizar no dia 05 de outubro, a partir das 14 horas (horário de Brasília), o seminário “Computação aplicada à Defesa Agropecuária”. O seminário é aberto ao público e também será transmitido, ao vivo, pela Rede de Inovação Tecnológica para Defesa Agropecuária (RITDA) aos seus seis mil membros.

A ideia da realização do seminário surgiu a partir da demanda da Embrapa Gado de Corte em implantar uma rede de pesquisa em Saúde Animal, em parceria com o projeto InovaDefesa, com o objetivo de fomentar discussão entre pesquisadores, criadores, empresários e comunidade, além disso, a Embrapa Gado de Corte e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) estudam a possibilidade de firmar um convênio para iniciar, mais breve possível, um mestrado profissional em Computação aplicada à Agropecuária de Precisão.

A abertura será feita pelo Chefe Geral da Embrapa Gado de Corte, Dr. Cleber Oliveira Soares. O professor titular do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Dr. Wagner Meira Júnior, fará a palestra “Mineração de dados e sua aplicação em Defesa Agropecuária”. Atualmente Wagner Meira é pesquisador em produtividade do CNPq e coordenador da linha de pesquisa em Descoberta do Conhecimento do INWeb - Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web. Seus interesses de pesquisa são em sistemas paralelos e distribuídos, em particular na sua escalabilidade e eficiência, variando de sistemas massivamente paralelos a plataformas baseadas na Internet, e em algoritmos de mineração de dados, sua paralelização e aplicação em áreas como recuperação de informação, bioinformática e governança eletrônica.

Em seguida, José Carlos Silva Neto, Diretor Técnico do grupo Quali, fará a palestra “Segurança digital e rastreabilidade da informação: por que são críticos para o Agronegócio e a Defesa Agropecuária?”. José Carlos coordena o desenvolvimento de software seguro para coleta de dados de fiscalização do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) em dispositivos móveis, além do desenvolvimento de um cartão inteligente para transações financeiras e serviços para usuários da Ceasa-Minas. Especialista em Análise Numérica e Simulações de Processos (UFMG), Análise de Sistema e Engenharia de Software (UFMG), Segurança de Software e Informação (Microsoft), gerenciou o desenvolvimento e implantação de sistemas de certificação de identidade para órgãos públicos e autoridades certificadoras do ICP-Brasil. É consultor sênior de empresas multinacionais na área de Segurança Digital, Tecnologia PKI para smartcard, assinatura digital, passaporte e dispositivos móveis.

Para Camilo Carromeu, analista de Tecnologia da Informação (TI) da Embrapa Gado de Corte, o seminário visa iniciar alunos de computação, comunidade de Tecnologia da Informação (TI) de Campo Grande (MS) e do Brasil, de como pedem ser encontradas soluções de TI voltadas especificamente para Defesa Agropecuária, mineração de dados e segurança da informação.

Fonte: RITDA

Exibições: 100

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de Gilberto Fugimoto em 4 outubro 2012 às 19:16

Ótima iniciativa.

Parabéns!

© 2020   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço