Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Ricardo Berbara eleito Reitor da UFRRJ

Nesta sexta-feira, foi eleita por maioria de votos da comunidade acadêmica para a reitoria da UFRRJ,  a Chapa Conectar. 

A Chapa é encabeçada pelo Engenheiro Agrônomo Ricardo Berbara, que ingressou no curso de Agronomia em 1980, exatamente quando explodiu a primeira greve em uma Universidade Pública durante a ditadura: a greve dos 100 dias. Um momento marcante que definiu sua atuação no campo dos movimentos estudantis e dos servidores públicos. Foi coordenador do DCE e secretário geral da primeira diretoria da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG). Professor Titular do Departamento de Solos (IA) da Rural foi presidente da Associação de Docentes (ADUR).

A Chapa foi eleita para 4 anos de mandato, iniciando em 2017.

O  que pretende a chapa CONECTAR? 

 Defender a autonomia universitária como  princípio  histórico incontornável e irrenunciável, particularmente frente à atual conjuntura nacional adversa. 

 Gestão  democrática e participativa,  em defesa do caráter público, gratuito e de qualidade, comprometida com melhores condições de trabalho e estudo. 


 Consolidar os novos cursos de graduação. pós-graduação e a produção científica nas áreas de conhecimento correspondentes, incorporando sua contribuição à vida acadêmica e à atuação da universidade frente à sociedade. 


 Implementar projetos que impulsionem a elevação da qualidade de vida e superação das desigualdades sociais e desequilíbrios ambientais.  


 Práticas acadêmicas e  culturais  focadas  no  potencial   da juventude,  em estreita relação com as instituições representativas da comunidade científica e acadêmica nacional e internacional, movimentos sociais e poder público. 


 Sistemas   de  gestão  e  comunicação   descentralizados  e  modernizados, facilitando a integração dos servidores docentes, técnico-administrativos e dos discentes considerando a realidade multicampi. 


 Fortalecer e  consolidar  a  assistência  estudantil  no âmbito  do  Programa Nacional   de  Assistência  Estudantil  (PNAES),  lutando   contra   qualquer retrocesso que coloque em risco a permanência de estudantes na UFRRJ. 


 Valorizar a ação afirmativa, combatendo  todas  as  formas  de  violência  e discriminação, tais como o racismo, o machismo, a misoginia e à homofobia. Por uma  vida acadêmica de caráter inclusivo  e de respeito à diversidade.  


 Rotinas   de   gestão  baseadas    em   indicadores  e  metas,  pactuadas   de forma transparente   e   democrática,  em  consonância   com  o  Plano   de Desenvolvimento Institucional. Maior eficiencia e menos estresse.  


 Institucionalizar uma política de segurança que contemple as distintas realidades dos câmpus. 


 Incentivo à prática do esporte, com melhorias da infraestrutura da Praça dos Desportos e parcerias com o poder público municipal nos câmpus de Seropédica, Nova Iguaçu e Três Rios.  


 Consolidar o Plano Diretor, otimizando a utilização dos espaços nos câmpus, e melhorias das nossas condições de trabalho e saúde. 


 Reforçar  a  manutenção   predial,   revendo   a  organização  da  Prefeitura Universitária do campus de Seropédica e apoiando as Diretorias dos câmpus de Nova Iguaçu, Três Rios e Campos dos Goytacazes.

Exibições: 204

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de Rodolfo Geiser em 19 dezembro 2016 às 10:12

Ricardo, colegas, parabéns pelas metas da chapa CONECTAR. Desejo sucesso absoluto. abraço

Comentário de Mario Sergio Alves de Godoy em 13 dezembro 2016 às 10:14

O terceiro ponto é crítico para a Agronomia. E o último, uma necessidade para a RURAL.

© 2019   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço