Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

URGENTE: PL 1016/2015 que prejudica a classe agronômica tem novo relator Dep. Alberto Fraga (DEM-DF)

A  Agronomia outrora curso valorizado e concorrido vem sofrendo com a fragmentação e sombreamento com outras profissões. Com os zootecnistas não é deferente, embora essa área de marcante atuação fosse exercida no passado unicamente por profissionais de Agronomia e Veterinária por excelência tendo nos Engenheiros Agrônomos sua grande referencia vem sofrendo com ações de ordem apelativa como projetos de lei visando tirar da classe Agronômica um importante e crescente mercado de trabalho profissional. Essas atribuições muito bem destacadas no Decreto 23.196/1933, na resolução 218 de 1973 respaldada pela lei 5194/1966 e na resolução 01 de fevereiro de 2006 das diretrizes curriculares do Ministério de educação para os cursos de Agronomia mostram a importância da produção animal na formação plena e holística do Engenheiro Agrônomo.

Nesse sentindo faz-se necessário a mobilização nacional de todos os profissionais, estudantes, docentes, lideranças agronômicas e colegas de todos os cantos desse país no sentido de acordar para a realidade, pedido ao novo relator que rejeito o referido projeto. Ou defendemos com fervor nossas atribuições ou aos poucos seremos substituídos por zootecnistas, engenheiros de horticultura, florestais, agrícolas tecnólogos e profissionais de ensino médio.

É preciso acordar, ainda estamos em tempo, ainda somos a grande força profissional do setor produtivo primário brasileiro.

É preciso construir a defesa profissional de nossa profissão, de nossos profissionais pelo bem da Agronomia brasileira.

PETIÇÃO CONTRA O PL ASSINE:http://www.peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR82803

PL 1016 :http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposi...

Contato Deputado:http://www.camara.leg.br/Internet/Deputado/dep_Detalhe.asp?id=73579

Facebook Deputado:https://www.facebook.com/albertofraga.oficial/?fref=ts

Francisco Lira

Engenheiro Agrônomo Esp.

CREA-PI  18.222/D

Exibições: 639

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de Francisco Lira em 29 julho 2016 às 20:22

Prezado colega Manoel realmente a julgar pelo que vemos faz-se urgente um exame para a realidade atual, com a criação de cursos de péssima qualidade e a própria redução da qualidade em curso mais antigos como o meu com mais de 35 anos, onde em uma reunião um dos docentes indagava na frente de todos o porque o curso estar caindo de qualidade mesmo com o aumento do número de Doutores.

Comentário de Francisco Lira em 29 julho 2016 às 20:18

Obrigado Mario Sergio pela iniciativa.

Comentário de Francisco Lira em 29 julho 2016 às 20:13

Boa noite prezados colegas, Carmen já existe um documento bem embasado nesse sentido, com relação aos esforço dos colegas contra a desconstrução de  nossa profissão desencadeada com a criação desse curso zootecnia, cabe o próprio tiro no pé aos colegas da nossa própria classe como o senhor Otavio Domingos e outros que fizeram esse desserviço a nossa profissão e infelizmente muitos estão por aí, cada um com uma ideia mais absurda, como engenheiro de horticultura e outras crias, sem sentido.

Comentário de Carmen Regina Correia em 29 julho 2016 às 17:57

Acredito que funcionaria melhor se houvesse um texto único que os que quiserem se manifestar ao relator usarão. Professores que conhecem o decreto e que têm uma visão técnico-científica dariam uma grande ajuda. O argumento de pulverização é frágil. Perdemos todas! Quando entrei na graduação a UNE encabeçou uma luta contra a criação da Zootecnia. E perdemos!

Comentário de Mario Sergio Alves de Godoy em 29 julho 2016 às 16:15

Assinado a Petição Pública...

Comentário de Manoel José Sant´Anna em 29 julho 2016 às 16:12

Não me resta dúvida, de que como aconteceu com a Advocacia, e a Medicina, onde mesmo não sofrendo este desrespeito a nossa importância profissional, precisa de um exame da ordem ao final dos cursos, para avaliar a real habilidade adquirida pelos novos profissionais que formam. Só assim limitaremos tais aventureiros.

Comentário de Manoel José Sant´Anna em 29 julho 2016 às 16:03

Boa tarde bons colegas, Sr Francisco, o Curso em que me graduei, foi de Engenharia Agronômica, não simplesmente Agronomia, este desmanche de competências por muito adquiridas nesta Profissão de Engenheiro Agrônomo, provocado por interesses comerciais, das crescentes "Universidades Privadas", cujo interesse nesse fracionamento, é sua exclusiva arrecadação, lançando ao mercado profissionais sem qualquer noção sobre sua real função, pois creio já estejam abrindo novos cursos vagos para esta salada que criaram, e que desligam das nossas competências. Veja o que precisa para reforçar sua luta, contra estes exploradores de nossa profissão, e a forma que poderemos nos ajudar.

© 2022   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço