Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Acabei de assistir a um interessante Webinar da GeoEduc sobre VANTs, proferida por Jefe Rodolfo, da empresa CONSIS. Aliás, essa é a 2a. conferência on line que assisto sobre esses aviõeszinhos e girocópteros que chegaram ao Brasil recentemente, mas que vieram para ficar.

Portanto, eu já sabia que eles são muito úteis em fazer pequenos levantamentos aéreos em fazendas e podem, inclusive, preencher brechas do imageamento em que a resolução de 5 m do satélite RapidEye [do Cadastro Ambiental Rural - CAR] não cobre (ou não atende).

O que me deixou esperançoso nessa nova abordagem (sobre os componentes eletromecânicos e softwares), foi a notícia de que o Banco Central elaborou uma resolução que vai tornar obrigatória a fiscalização do Crédito Rural por imagens aéreas. Se isso se concretizar, vai ser a redenção desses pequenos veículos aéreos não tripulados (o verdadeiro significado de VANT). Segundo o palestrante, brevemente, cada médio ou grande fazendeiro terá o seu VANT, que pode servir para vistoriar cercas e manutenção de pastagens, entre outros serviços.

Achei interessante saber, também, que o maior trabalho no uso desta tecnologia não está no voo e na estratégia para concretizá-lo, mas sim DEPOIS, no trabalho de escritório com as milhares de fotos que foram tiradas. Aí entra de sola o Geoprocessamento e os modernos softwares para 'mosaicar imagens'.

Nós Agrônomos, que já perdemos tantas tarefas (que eram nossas) para os Engenheiros Florestais, Zootecnistas, Biólogos, Engenheiros Civis e outros profissionais, que tal nos dedicarmos às imagens tiradas por VANTs ?

Exibições: 111

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 3 julho 2015 às 10:42

E para acabar com o nosso complexo de vira-latas...

http://www.droneshowla.com/empresa-brasileira-inicia-exportacao-de-...

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 1 julho 2015 às 17:12
Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 30 junho 2015 às 18:26

Recebi este link para assistir de novo a palestra, através de vídeo. Só não sei se vai funcionar aqui na Rede Agronomia:

http://email.marketinggenesis.com/wf/click?upn=EcxSwKrqIi5-2BmbZmx0...

© 2019   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço