Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Interpretar e compreender, vivemos em um mundo onde o pequeno agricultor foi esquecido e substituido pelos corporativistas. Nem todos sabem, porém a maior parte do alimento dos brasileiros é produzido ainda por PEQUENOS produtores... são pequenos, mas grandes, a união faz a força, sem vocês pequenos produtores, a agricultura não cresceria para se tornar o que é hoje!

Classificação:
  • Atualmente, 5/5 estrelas.

Exibições: 180

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de Juliano Borges Bertolini em 25 outubro 2011 às 11:46

Muito obrigado pela contribuição Rafael Salerno! Realmente eu não tinha esse conhecimento sobre a rede Chipotle... achei o video interessante e justamente a visão que eu tive sobre tal foi o fato de a criação de animais em liberdade perdendo espaço para a criação intensiva.

De fato hoje em dia a criação extensiva é inviável, tomo como exemplo aqui no Mato Grosso do Sul, principalmente na região do pantanal, a criação de gado em GRANDES ÁREAS (isso mesmo, GRANDES), fazendas com mais de 5mil ha que criam não mais que 1mil cabeças de gado (economicamente inviável) e loucura nos dias de hoje, porém pequenos produtores como aqueles que plantam feijão e mesmo os que recebem terras da reforma agrária são deixados de lado na hora da distribuição de tecnologias e subsidios para tecnificar sua produção.

muitas vezes e muitos desses que recebem terras da reforma agrária não merecem essa terra. Muitos recebem e vendem ou mesmo arrendam para ganhar dinheiro em cima, falta fiscalização e força de vontade da parte de todos para aumentar nossa produção e tornar o Brasil a real potencia que merece ser.

 

Comentário de Gilberto Fugimoto em 22 outubro 2011 às 16:02

Ótimo comentário Rafael,

De fato me espantou a qualidade gráfica a serviço de um ideal; não é assim que normalmente ocorre.

Usa-se um bom argumento a favor de um interesse comercial não declarado.

Comentário de Francisco Cezar Dias em 22 outubro 2011 às 15:52
Acredito que pouquíssimos saibam disto. Quase ninguem mesmo.
Comentário de Rafael Salerno em 22 outubro 2011 às 13:59

"Sorry folks"...ou, me desculpem pessoal...

Mas não dá pra acreditar em tudo o que vemos, o Chipotle é uma rede de fast-food americana  que já foi investida do Mc Donalds e possui 1100 restaurantes só nos EUA...é cliente de carnes do MARFRIG por meio da Keystone americana http://en.wikipedia.org/wiki/Chipotle_Mexican_Grill

O anuncio não trata dos pequenos produtores, trata sobre a produção animal intensiva já que o principal apelo comercial deles é o uso de animais free range, ou seja criados em liberdade, ainda que em enormes fazendas.

Free range, orgânicos ou o que vier em produção alternativa, agroecológica são apenas nichos de mercado que não possuem a menor viabilidade em escala devido a sua ineficiência produtiva...se não houver sobre preço no orgânico ele é inviável economicamente, e a humanidade não pode depender destes sistemas pois precisaria triplicar a área plantada para atender a segurança alimentar.

 

Além disso me revoltam inicativas destes grupos que para conseguir espaço no mercado fazem terrorismo como a cartilha do Ziraldo que condenava o produtor convencional...os mesmos que junto a enormes esforços da pesquisa nacional garantiram não só nossa soberania alimentar quanto hoje mantêm a saúde financeira deste país com os superávits comerciais...um material daqueles é um desserviço a nação

 

Comentário de Gilberto Fugimoto em 22 outubro 2011 às 13:28

Um video com qualidade gráfica e excelente conteúdo.
Nos propõe uma reflexão sobre quais valores orientam não só a agricultura, mas nossas vidas.

Em tempos dessa ideologia corporativa que a tantos domina, uma pausa para retomar origens bem ao modo "Small is Beautiful".

© 2017   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Offline

Vídeo ao vivo