Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Brasil: Um Planeta Faminto e a Agricultura Brasileira

Vídeo é uma homenagem da BASF ao agricultor brasileiro. Com dados tangíveis e comparações didáticas, mostra a evolução da produtividade, destacando a vocação...

Classificação:
  • Atualmente, 5/5 estrelas.

Exibições: 267

Favorito de 2 pessoas

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de Andréia Marcilane Aker em 27 maio 2011 às 15:46

Parabens

O video é otimo e relmente devemos agrader a cada agricultor que temos a oportunidade de conhecer

 

Comentário de Fred em 21 maio 2011 às 2:29
O título sugere que o aumento da produção agrícola vai matar fome do mundo. Vários estudos apontam que isto não é necessariamente verdade pois em períodos de maior produção também ocorreu fome e problemas de acesso ao alimento como bem demonstrou o economista indiano Samartya Sen , ganhador do Nobel de economia em 1998. O modelo agrícola brasileiro , a despeito de ter um desempenho notável, se dá a um alto custo ambiental. Por exemplo o plantio direto utiliza uma carga excessiva de herbicidas, que pode trazer sérios comprometimentos ambientais. Entre os quais a contaminação de uma das maiores reservas de água doce: o aquífero Guarani.
Comentário de Neves Terriani Laera em 16 maio 2011 às 22:21

Creio que esse trabalho foi elaborado para, principalmente, homenagear quem deu mais lucros para a empresa que o criou. Ou seja, os agricultores...

É evidente que, se considerarmos de forma mais abrangente e profunda o conteúdo da mensagem, poderemos constatar que existem diversos "direcionamentos" propositais. Para mim, o exemplo mais gritante deles diz respeito ao fato de praticamente considerar como inimigos, os fungos, insetos e plantas que competem com as culturas de interesse econômico. Na realidade, sabemos que as coisas não são bem assim. Por outro lado, o consumo do etanol superou o da gasolina pelo simples fato de que o preço do petróleo subiu de forma astronômica e, afinal, ninguém é de ferro para aguentar os preços dos combustíveis vendidos no Brasil.

Finalizando, desejo saber se a empresa que criou este vídeo saberia me dizer se, diante de tamanho otimismo, por quais motivos ainda vivemos numa sociedade tão miserável e com tamanhas diferenças entre os pobres e ricos. Da mesma forma, gostaria de saber se eles sabem porque é tão difícil para os produtores, conseguirem preços justos a nível de campo... Ou será que eles se referem apenas aos grandes produtores, quando mostram uma realidade tão bela e formosa?

Aliás, as perguntas são tantas, que é melhor eu deixar para os colegas refletirem sobre o tema.

Fiquem alertas, caros colegas!!!  Gostei mesmo da musiquinha eletrônica, apesar de ser meio enjoativa...

Comentário de Carlos Zuquetto em 16 maio 2011 às 20:16

AMIGOS DE ATIVIDADE,

Formado na Rural-1792, faltando pouco  pra 40 anos, e concordo com tudo o que fora veinculado na matéria.

Pra surtir melhor impacto, aconselho enviar a matéria aos cidadãos URBANOS. Quem mora nas metrópoles são os  que precisam ouvir a matéria. Eu vou enviar a matéria pra amigos e parentes alheios à nossa atividade. Façam isso.

abr

zuquetto

Comentário de Rosimeire Dantas Pereira em 16 maio 2011 às 13:19
Excelente vídeo...
Comentário de Gilberto Fugimoto em 16 maio 2011 às 11:19

Mc Luhan, teórico da comunicação declarou que o Meio é Mensagem.

Excelente video: propõe questões importantes e profundas de forma muito didática.

© 2019   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço