Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

VAMOS FALAR SOBRE SOLOS Let's Talk About Soil (Portuguese)

A animação VAMOS FALAR SOBRE SOLOS enfatiza a dependência da humanidade dos solos e descreve como o desenvolvimento sustentável é ameaçado por certas tendências de como os solos são manejados e como a terra é governada. O filme oferece opções para transformar a nossa gestão dos solos rumo à sustentabilidade.
VAMOS FALAR SOBRE SOLOS foi produzido pelo desenhista de animações Uli Henrik Streckenbach para a primeira Semana Global de Solos 2012.

Classificação:
  • Atualmente, 5/5 estrelas.

Exibições: 470

Favorito de 1 pessoa

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de José Leonel Rocha Lima em 5 julho 2015 às 0:22

Vamos exibir esse super esclarecedor vídeo no Simpósio do Ano Internacional do Solo 2015 que a AEARJ e o Crea-RJ estão promovendo.

Comentário de Ari Délcio Cavedon em 13 junho 2015 às 22:48

Na verdade, eu já enviei em "compartilhar".

Desculpe e um abraço.

Ari Cavedon

Comentário de Gilberto Fugimoto em 31 janeiro 2015 às 18:14

Caros,

Grato pela participação.
O debate sobre solos e sua importância só começou!

Ainda falaremos muito sobre isso em 2015 e nos anos que virão!

abração

Comentário de Agno Tadeu da Silva em 31 janeiro 2015 às 11:37

Parabéns Gilberto por este post. Um excelente vídeo para divulgarmos a importância do solo para a humanidade, principalmente no Ano Internacional do Solo. A conservação do solo é responsabilidade de toda a sociedade, e com ela deve ser compartilhada. Entretanto, o engenheiro agrônomo é o profissional habilitado e com conhecimento científico e tecnológico sobre a utilização racional deste importante recurso natural.

Comentário de Mario Sergio Alves de Godoy em 30 janeiro 2015 às 14:38

Legal. Já havia postado esse link no TWEETER  (eu só tenho 06 seguidores!). O GLOBO RURAL, recentemente, voltou a mostrar degradação nos solos do Paraná por descuido com as velhas práticas conservacionistas. Durante o tempo que durou a "centralização das atenções" em torno do Código Florestal, já vínhamos conversando sobre a necessidade de priorizar a conservação dos solos (e da água); agora deverá ser o centro das atenções e deveria vir como política de Estado. O Plantio Direto é forte aliado, MAS não pode ser motivo para desleixar nas velhas práticas conservacionistas. Muitos produtores me dizem: "na minha lavoura não corre água", mas em muitos casos não é bem verdade. Mérito, sem dúvida, é de que a água carregue pouco solo, mas  deveria se atentar à obrigação de segurá-la da forma tecnicamente correta na sua propriedade. Mais pra baixo, talvez, ela se concentre num carreador, numa estrada...

Comentário de Paulo Shiguemitsu Higa em 30 janeiro 2015 às 14:13

A recuperação do solo com os conhecimentos dos antepassados e com novas tecnologias é o foco do Campo Demonstrativo.

Utilizando os recursos disponíveis e adequados ao desafio local, Mercado da Merenda Escolar, iniciei com a proteção do solo contra a chuva e sol. A cobertura com capim disponível na área, patio da Estação Ferroviária de Pedro de Toledo - SP.

Com este modelo, divulgado via Programa Estadual da Microbacia Hidrográfica de Marianos e Braço do Meio, os produtores unidos na forma de Associação, está sendo possível elevar a visão global da atividade em pequenas propriedades rurais da Região do Vale do Ribeira.

Um outro ponto é a visão dos profissionais e a sobrevivência nas pequenas cidades alocados nas Prefeituras.

Aqui entra a organização dos produtores e trabalhadores rurais.

Compartilhar os conhecimentos ainda é o melhor caminho nas soluções a curto, médio e a longo prazo.

Iniciando com a visão local e global do segmento produtivo, assim como o econômico, social e político do Brasil e das regiões em diferentes biomas.

Comentário de José Leonel Rocha Lima em 30 janeiro 2015 às 8:22

Maravilhoso e preocupante o vídeo!!!

Assunto mais do que atual e discutido na reunião da AEARJ.

Compromisso cumprido do Gilberto de abrir essa importante discussão na Rede Agronomia para preparar e aumentar os conhecimentos dos colegas para os eventos que se darão nesse Ano Internacional do Solo.

É a Rede Agronomia na vanguarda!!! Participe você também.

© 2017   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço

Offline

Vídeo ao vivo