Prezados Colegas,
No Globo Rural do último domingo, 19/06/2011, fizeram uma reportagem sobre a emissão de receituário agronômico por técnicos agrícolas. A reportagem, bem tendenciosa, queria levar o telespectador a crer que era necessário o técnico agrícola poder receitar produtos para controle da pragas e doenças, pois estes identificavam as pragas ou doenças no campo, mas necessitavam da assinatura de um Agrônomo. Algumas associações de técnicos agrícolas entraram com mandato de segurança em alguns estados e já podem emitir receituário. Diziam na reportagem que a lei permite e quem proíbe é o CREA, que alega que o Técnico Agrícola não tem carga horária suficiente na sua grade curricular para emissão de receituário. No meu entendimento, não é questão somente de carga horária, pois trata-se de uma profissão de nível médio e somente profissionais de nível superior podem ter tal responsabilidade, pois não é somente uma assinatura para comprar um "remedinho", trata-se de segurança alimentar. Alegam na reportagem que os pequenos agricultores, a agricultura familiar se beneficiaria com isso. A segurança alimentar dos alimentos originados da agricultura familiar deve ser menosprezada? É correto permitir que um profissional de nível médio responsabilize-se pela segurança dos alimentos consumidos pela família Brasileira? Alguém concordaria que um Técnico em Enfermagem lhe receitasse um medicamento? Eu entendo que com o desenvolvimento das tecnologias, as exigências das atribuições devam ser maiores - por exemplo, que no futuro somente possa fazer receituário agronômico um especialista em fitossanidade - e querem que a coisa retroceda. Convoco aos colegas para que participem desta discussão e ajudem dando sugestões para que possamos combater este perigo para sociedade e para nossa profissão.
Veja a reportagem:
https://www.youtube.com/watch?v=ZDeda0rq5BU
Respostas
Clicle e acesse:
Conheça a solução que pode amenizar os prejuizos com a seca 2014
mas no Brasil é assim: Um deputado ou prefeito, etc. pode ser analfabeto, então porque não um leigo receitar veneno aos alimentos que vão à nossa mesa???????
Principalmente na agricultura familiar, onde, na maioria dos casos, se trata de famílias com baixo nível de escolaridade e que não tem noção do "presente que estão recebendo". BRASIL CORRUPTO, FEITO DE PESSOAS CORRUPTAS.
O que falta é nos unirmos contra esta safadeza que vem acontecendo. Senão, colegas agrônomos, daqui a pouco, os técnicos agrícolas vão tomar nossos diplomas.... mas não podem tomar nosso conhecimento.
Senhor, conhecemos a grade curricular muito bem, insclusive, a gritante diferença que existe na química (orgânica, analítica, geral) sem contar o extremo aprofundamento que existe em fitopatologia e entomologia. Ninguém, consciente, pode concordar com isto. O que ocorreu foi que políticos irresponsáveis deram este espaço para profissionais de nível técnico recitarem produtos agrícolas. Aí está o resultado: o Brasil, pela corrupção, ganhou mais um récorde: 1º lugar mundial em uso e abuso de agrotóxico....
Realmente é de se indignar com colegas que vem a esse espaço dizer que a defesa de nossas atribuições no que diz respeito à prescrição do receituário agronômico é corporativismo. Será que esses mesmos profissionais aceitariam a prescrição de remédios para uso pessoal por um técnico de nível médio em medicina? É preciso maturidade e respeito a quem passou ou esta passando mais de 5 anos em uma faculdade gastando tempo, dinheiro e principalmente acumulando conhecimento para sua vida profissional para depois ter que ceder seu espaço para quem não os tem. Nesse caso é necessário a união e o esforço em conjunto dos profissionais a nível nacional para reverter esse erro grotesco, mesmo porque argumentos não faltam para jogar no lixo essa aberração
O correto seria MANDADO DE SEGURANÇA, Leonardo da Costa Lopes.
E esta discussão nem deveria ter. Mas infelizmente o Brasil sempre quer criar tumultos em vão. Receitar deve ser para os profissionais capacitados, que estudem para isso. Então vá fazer Engenharia Agronômica e depois vem conversar com a gente!
Caros,
Muito se falou e protestou sobre Emissão de Receituário por Técnicos Agrícolas.
Agora surge a resposta:Receituário Agronômico por Técnicos Agrícolas
O que mostra que nossa categoria não é tão impotente nem tão desarticulada como se pode pensar...
Prezados,
Isso é mais ou menos como o "técnico de enfermagem" emitir Receita Médica, que obviamente é atribuição do Médico, que tem a grade curricular necessária para esse fim.
Assim é o Receituário Agronômico para o Agrônomo, é não para o técnico. Se não fosse assim, isto é, se não houvesse diferença na formação dos profissionais, não haveria diferença de títulos e de atribuições...
ARTUR MELO