Como a agronomia pode contribuir para a prevenção de catástrofes?

Deslizamento de encosta com vegetação preservada em Ilha Grande (jan/2010).Estamos todos chocados com a tragédia do Rio de Janeiro. No entanto,
parece que esse fenômeno tem tudo para se repetir: ocupação irregular de encostas, corte da vegetação original e ampliação das áreas ocupadas pelo simples crescimento populacional. A tudo isso acrescente-se o aquecimento global, ingrediente fundamental para a recente catástrofe. Segundo meteorologistas, o aumento da temperatura das águas do oceano forneceu umidade extra para o volume absurdo de chuvas em tão pouco tempo.

Deslizamento de encosta no Rio de Janeiro sob forte ocupação urbana (6/abr/2010)Os telejornais despejam volumes industriais de informação, orientação e opiniões de especialistas sobre como deveria ser a realidade.
O que nós engenheiros agrônomos temos a contribuir com o debate na sociedade para prevenir esse tipo de tragédia? Muito mais que um fenômeno local, parece uma realidade que tende a se repetir não só nas metrópoles brasileiras como na maioria de nossas cidades.
Deixe sua contribuição.
Tags:
-
▶ Responder esta