Área na qual se estuda os insetos de importância na agricultura, desenvolvendo-se pesquisas básicas, relacionadas sobretudo à taxonomia, biologia e ecologia e também pesquisas aplicadas, visando o manejo integrado de insetos praga em culturas anuais e perenes.
Os insetos são o grupo animal mais representativo em termos de diversidade e abundância. Sua grande importância na agricultura (como pragas, polinizadores, inimigos naturais, entre outras funções) gerou a área de entomologia agrícola.
As áreas de pesquisa são: bionomia, menejo e controle biológico.
Comentários
Modelo_Receita_2018.docx
Boa noite!
Sou João Mendes Rodrigues participante da rede, mas universitario. Bom tenho esse receituario agronomico para mosca dos citros (Aleurocanthus woglumi), preciso de orientação técnica para verifcar se a receita esta correta ou o que precisa modificar para ficar mais objetiva? Aguardo correçoes para posterior modificações.
jmrgues@gmail.com
Obrigado pela atenção.
Atenciosamente
João Mendes
Olá pessoal!!!
Boa Tarde p/ todos
Gostaria aprofundar meus conhecimentos em relação as técnicas de criações de insetos, mas focada para Programa de Controle Biológico, principalmente para Trichogramma, se puderem sugerir sites, trabalhos, livros, artigos, etc...
Agradeço desde já
Att. Julio Cesar C. F. de Assis
SERÁ QUE O MIP ACABOU E EU NÃO FIQUEI SABENDO???? AFINAL DE CONTAS NINGUÉM DISCUTE NADA SOBRE ISSO.
https://www.youtube.com/watch?v=WjhZ-UDwNp8
http://noticias.r7.com/economia/noticias/novas-pragas-de-paises-viz...
http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2013/08/milhares-...
http://g1.globo.com/economia/agronegocios/noticia/2013/08/folheto-e...
Vendo dvds por 50 Reais

O potencial para uso da Agricultura de Precisão no Brasil existe, principalmente, para as culturas com elevado nível de tecnologia que desejam obter um novo acréscimo de produtividade. Para a apresentação deste trabalho, foi tomada como exemplo a cultura do milho, onde você verá como a agricultura de precisão funciona na prática. Este curso contituído de Filmes, em DVD, e Livros Interativos foi totalmente gravado na ESALQ-USP, e
m Piracicaba - SP.
2.2. Tomada de decisão
A tomada de decisão é efetuada através da análise dos aspectos econômicos da cultura e da relação custo/benefício do controle de pragas.
Para determinação do momento de controle, pode-se considerar que o ND é a densidade populacional que causa perda econômica igual ao custo de controle. Esse prejuízo ou dano é uma porcentagem do valor da produção equivalente ao custo de controle e pode ser obtido pela fórmula:
% D = custo de controle x 100
valor da produção
Uma vez conhecido % D, é necessário conhecer a correlação entre população e injúria e entre injúria e dano, ou diretamente população e dano. A %D corresponde a uma determinada injúria, que por sua vez corresponde a uma dada densidade populacional. No monitoramento podem ser avaliadas tanto injúria quanto a densidade. Assim, é importante considerar que levantamentos populacionais devem permitir uma correlação direta com a injúria causada ou dano.
Se a avaliação do efeito do inseto for feita em termos populacionais, o nível populacional no qual devem ser tomadas medidas de controle pode ser expresso pela fórmula:
ND = %D x NP % D+ % dano = custo de controle
P NP= nível populacional que causa o prejuízo P
P = prejuízo causado pelo nível pop. NP
Uma vez determinado o nível populacional que causa o prejuízo econômico, faz-se necessário avaliar o parasitismo e predação, observados ao longo do programa de monitoramento, para a determinação da tendência de crescimento populacional do inseto.
A partir desses dados são estabelecidas as árvores de decisão, um processo que permite relacionar custos e probabilidades dos resultados para as diversas alternativas de controle. Na verdade, na maioria das árvores de decisão, as regras são estabelecidas unicamente para se adotar ou não o controle químico.
Recomendo!
http://todaoferta.uol.com.br/comprar/9-dvds-seguranca-do-trabalho-e...
http://www.iped.com.br/enfermagem/afiliado/617753%20
CURSO GRATUITO, SÓ SE CADASTRAR PESSOAL!
http://www.sosegurancadotrabalho.com/ead/mod/page/view.php?id=42