Grupo voltado para discussões sobre o atual modelo de ATER no Brasil.
Livro sobre Extensão Rural e Assistência Técnica
Bom dia Em anexo Livro sobre Assistência Técnica e extensão Rural AbraçoLIVRO AILTON livro extensão rural.pdf
Saiba mais…Grupo voltado para discussões sobre o atual modelo de ATER no Brasil.
Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede Agronomia.
Os comentários estão fechados.
Bom dia Em anexo Livro sobre Assistência Técnica e extensão Rural AbraçoLIVRO AILTON livro extensão rural.pdf
Saiba mais…19/11/2013 - 19h10 Plenário - Votações - Atualizado em 19/11/2013 - 20h26 Senado aprova a criação da Anater http://www12.senado.gov.br/noticias/materias/2013/11/19/senado-aprova-a-criacao-da-anater Da Redação Da tribuna, Kátia Abreu explicou alcance da Anater para pequenos produtores O Senado aprovou nesta terça-feira (19) o projeto de lei da Câmara (PLC 81/2013) que cria a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater). À nova agência caberá executar políticas nas áreas…
Saiba mais…O momento é de discussão do conteúdo do , que tramita no Senado Federal e autoriza o Poder Executivo federal a instituir serviço social autônomo denominado Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural - ANATER e dá outras providências. O PL n° 5.740-E, de 2013, enviado pela CD ao Senado onde foi autuado em 03/10, onde tramita como PLC nº 81, de 2013, em regime de urgência constitucional: 45 dias corridos para votação em Plenário e envio para sanção presidencial. Ou seja, até +/- 17…
Saiba mais…Caros membros do Grupo, Percebendo uma falta de tópicos neste importante momento para a ATER no Brasil, sugiro uma leitura e debate do relatório de de auditoria operacional realizada em conjunto pela Secex/PE e pela Secretaria de Métodos Aplicados e Suporte à Auditoria – Seaud do TCU, no período de 15/10 a 14/12/2012, consoante a Portaria de Fiscalização nº 1.617, de 18 de junho de 2012 – alterada pelas Portarias nos 2.599, de 4/10/2012 e 2.600, de 4/10/2012, com objetivo de “verificar se a…
Saiba mais…
Comentários
Por favor, já existe documento referente a este estudo? "MAPA prioriza o atendimento ao"Médio Produtor". Neste sentido está em andamento pesquisa sobre características e demandas dos "Médios Produtores" em todo País"
Kléber, é muito importante esta informação que você está passando sobre o desenvolvimento de uma política de ATER para médios produtores. Acredito que existam várias formas de facilitar o acesso a assistência técnica, desde convênios, como você disse. Mas recentemente tenho pensado muito na assistência vinculada ao crédito rural.
Sabemos, inúmeros produtores somente tem o contato com profissionais não ligado a revendas, quando eles buscam financiamento nos bancos. O MCR, trata a assistência técnica como opcional... e se ela fosse tornada obrigatória?
Certamente, Eduardo. Precisamos lembrar que o "Médio Produtor", que tem importantíssimo papel social, está carente de ATER. Entre os órgãos federais o MAPA, considerando objetivo de universalizar ATER para agricultores familiares e "médios produtores", o MAPA prioriza o atendimento ao"Médio Produtor". Neste sentido está em andamento pesquisa sobre características e demandas dos "Médios Produtores" em todo País; em função desta pesquisa foram efetivados convênios, até o momento, com 14 unidades federativas estaduais mais o DF. Em relação aos escritórios de planejamento (ATER "privada") o MAPA está elaborando critérios para credenciamento de prestadores de ATER (públicos e privados).
Caro Kleber, a discussão sobre ATER é fundamental. Devemos lembrar que além dos pilares colocados pelo PNATER, que é fundamentalmente destinado ao atendimento do pequeno agricultor.
Mas eu digo, que hoje uma das categorias, mais desassistidas de apoio técnico é o médio agricultor, pois em geral ele não é alvo de políticas públicas, que corretamente atendem os menores, mas em geral o médio produtor também não pode contratar os serviços especializados de grandes empresas de assessoria, como os grandes produtores.
Infelizmente este médio produtor, fica a mercê dos técnicos e agrônomos de balcão ou de vendas a domicílio, que não tem compromisso com produção econômica e ambientalmente sustentável.
Eu atuo como ATER privado, buscando atender tanto pequenos como médios produtores. Como meu trabalho não é vinculado a nenhuma atividade de venda ou promoção de produtos, tenho muito compromisso com o meu cliente.
E digo que nesta discussão sobre a ATER, não podemos deixar de lado a ATER Privada.
Realmente, temos muito para conversar sobre ATER. Ainda mais com atual momento vivenciado pelo País. A ANATER continua a existir por lei, mas está em fase de estruturação; entaõ, o que esperamos e queremos sobre o atuação da ANATER para dinamizar a ATER no País? Quais Ministérios teriam capacidade de dinamizar a ATER? Como as entidades de classe poderiam influenciar o processo de ATER, com as condicionantes de universalizar o atendimento com prioridade aos pequenos produtores rurais, com atenção à qualificação dos Extensionistas?
Caros colegas... será que não temos nada para discutir sobre a ATER no Brasil??? Os debates estão paralisados há meses.
A ANATER está em processo de implementação com a designação de membros após a posse do presidente, engenheiro agrônomo Paulo Guilherme. Importante discutir criticamente o atual momento visando a contribuição da categoria agronômica para a implementação de ATER de qualidade como instrumento de desenvolvimento sócioeconômico!
Pessoal, participei do curso Asseagri onde aprendi a trabalhar com Geo com Arcgis e Qgis p/ o CAR o legal é que após o curso o prof. nos encaminhou material, exercícios para reforçarmos o que foi visto no curso. Vale a pena conferir www.asseagimg.com.br Abriram novas inscrições, tenho certeza que irão gostar.
Estou comercializando um produto já consagrado Europa e EUA, na agricultura orgânica- TORTA de Neem Indiano e Óleo de Neem indiano."
Para quem ainda não sabe, saiu o DECRETO Nº 8.252, DE 26 DE MAIO DE 2014 da Anater foi editado. Vai demorar "um pouco" até serem instituídos a Diretoria-Executiva, o Conselho de Administração, o Conselho Fiscal, o Conselho Assessor Nacional.
Depois de constituídos, segundo o Decreto, teremos de esperar por:
regulamento para o credenciamento de pessoas físicas e jurídicas para a prestação de serviços de assistência técnica e extensão rural; e o regulamento de licitações e contratos, convênios e instrumentos congêneres relativos a obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações e locações (até 26 de setembro).
valor da remuneração dos membros da Diretoria-Executiva
Além disso a Anater terá que ter uma sede plenamente instalada, e terá que definir os padrões de atuação dos técnicos, treina-los, supervisionar os trabalhos, etc.
Me palpite é de que, na melhor e mais otimista das hipóteses, seus trabalhos se iniciarão somente em 2015.