Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil
Este grupo se destina a realizar um debate qualificado para os profissionais interessados na área de crédito rural
Aqui discutimos aspectos gerais e informações de interesse geral, respeitando os limites e opiniões dos membros e evitando discutir procedimentos específicos de cada instituição financeira..
Membros: 48
Última atividade: 18 Jan
Todos os profissionais de agronomia sabem, que o crédito rural, é uma das atividades que demanda muitos profissionais, mas atualmente vemos inúmeras instituições financeiras (não precisamos nominar…Continuar
Iniciado por Eduardo B. Teixeira Mendes. Última resposta de Marcus Vinícius Laurani 19 Jan, 2021.
O quanto esse conhecimento é fundamental para o desenvolvimento de atividade de Crédito Rural?Continuar
Iniciado por Eduardo B. Teixeira Mendes. Última resposta de Eduardo B. Teixeira Mendes 23 Fev, 2017.
Comentar
Olá a todos!!!
Nosso grupo de debate, anda bastante quieto, podemos usar este rico espaço para debater e trocar experiências. Temos um grande quantidade de profissionais que trabalham com crédito rural aqui para trocarmos experiência.
Cabe ainda esclarecer que o novo Convênio sofreu alterações em algumas cláusulas!
Além disso os convênios passam a ter validade nacional, não mais estadual como vinha sendo até agora.
Reunião Circuito Capacita ATNI
Ocorreu nesta terça-feira, 23 de janeiro de 2018 na Superintendência do BB no RJ, uma apresentação do novo modelo de relacionamento do BB com as ATNI.
Na reunião apresentou-se a nova plataforma de relacionamento do Banco - o portal ATNI. Para tanto há urgência na renovação dos convênios com as ATNI, já que os atuais serão cancelados. A data limite informada foi de 15 de fevereiro para renovação do convênios.
A partir de agora a CENOP, em Curitiba, será responsável pela análise da documentação e elaboração do Convênio. Haverá ainda uma avaliação anual da empresa pontuando critérios como Diligência, Inadimplência e Desempenho Geral.
Por Diligência entende-se a taxa de devolução de projetos por erros ou divergências técnicas; A Inadimplência diz respeito a problemas com pagamento pelo cliente tomador do crédito que impacta na carteira do ATNI. O Desempenho Geral é uma avaliação do desempenho técnico e financeiro da ATNI realizada pelo Assessor de Agronegócios.
Sua postagem deixa a gente pensando!
Será uma tendência a agricultura prescindir do Crédito Rural como elemento de Assistência Técnica, tecnificação e fomento da agricultura?
É bom ver, que recentemente entraram novas pessoas nesse grupo. Mas é fundamental também, que as pessoas que esteja aqui debatam sobre o trabalho na área de crédito rural.
Outro ponto fundamental a destacar é a questão do Crédito de Investimento. Como o investimento, não é considerado uma atuação corrente da atividade agropecuária e sim uma atividade pontual, com a finalidade de agregar algo que está sendo desenvolvido, há entendimentos que os Créditos de Investimentos deveriam ser classificados na modalidade de Crédito Orientado.
Sendo assim, não se poderia realizar operações de investimento sem a elaboração de um projeto técnico que o justificasse. Eu tive a oportunidade de fazer este questionamento a um ex-funcionário do SICOR do BACEN... E ele me deu uma resposta dúbia.
Veja que o Crédito de Investimento, não é uma modalidade descrita na Lei e no Decreto que criam e regulamentam o Crédito Rural, sendo assim, quando o Conselho Monetário Nacional edita uma norma, como a normatização do investimento agropecuário ele deve seguir os preceitos da Lei e do Decreto.
Outro ponto é a questão da opcionalidade do projeto na operação de crédito, introduzida no MCR pela Circular BACEN nº 3.239, de 29 de setembro de 2004. Em minha visão essa opcionalidade é somente válida para situações específicas, que a legislação pode classificar como Crédito Rural Corrente Sustentado. Fora isso, não há previsão legal para a dispensa de projeto.
Bem-vindo a
Rede Agronomia
© 2022 Criado por Gilberto Fugimoto.
Ativado por
Você precisa ser um membro de CRÉDITO RURAL para adicionar comentários!