Grupo criado para trocar idéias, informar, fortalecer a classe e unir colegas neste tema.

616 Members
Join Us!

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede Agronomia.

Os comentários estão fechados.

Comentários

  • Pessoal, (Rodrigo de Faria Brito), eu criei uma planilha em Excel para calcular pelo Equilíbrio de Bases. Era de uso pessoal, mas virou oportunidade. Ficou muito completa, eu absorvi esse conhecimento com Dr. Vieira da Laborsolo, que inclusive, mantenho contato até hoje, 18 anos de formado. Entre em contato comigo, aluisiorg@gmail.com.
  • Convido a todos os colegas que ainda não conhecem o Blog do Instituto de Agricultura Biológica para o visitarem em:
    www.institutodeagriculturabiologica.org

    Vários artigos de interesse para quem quiser fazer uma agricultura mais limpa, com maior produtividade e com menor custo.

    Atenciosamente

    Jose Luiz

  • Boa tarde!

    Pessoal alguém tem algum material de calculo do método Albrecht?

    Grande abraço a todos.

    Rodrigo Brito

  • Propaganda aqui é para acabar. Parabéns José Carlos.
  • Prezados, temos uma oportunidade para profissional na GRANDE PORTO ALEGRE - RS.

    1490392496?profile=original

  • Prezados,

    Dia 7 e 8 de Outubro de 2015 vamos nos reunir no Sítio Catavento, municipio de Itupeva, São Paulo para a realização do Curso : AGRICULTURA BIOLÓGICA: Produzindo Alimentos com a Natureza.

    Caso tenham interesse escrevam e enviarei maiores informações como o programa do curso, custo, etc...

    Abraços

    Jose Luiz M Garcia

  • NÃO VAMO DEIXAR DE PLANTAR POR FALTA DE CHUVA.
    CONHEÇAM O GEL DE PLANTIO E IRRIGAÇÃO
    https://www.facebook.com/AQUAPLANTIOIRRIGA?fref=ts

  • An%C3%A1liseTeste.xlsx

    Senhores participantes. Estou iniciando um novo trabalho no cerrado piauiense e gostaria de contar com o apoio dos senhores no sentido de me auxiliar no que deveria fazer para iniciar a exploração agrícola desta área para os 2 primeiros anos, ou seja:

    - Correção de solo - corretivos e quantidades com forma de aplicação e incorporação.

    - Gessagem - quantidade e forma de aplicação.

    - Fosfatagem - quantidade e forma de aplicação.

    - Cloretagem - quantidade e forma de aplicação.

    - Micragem - quantidade e forma de aplicação.

    Coloquei estes itens e que poderão ser dispensados a critério dos senhores.

    Informo que as culturas de interesse para a região são: soja, milho, sorgo e arroz.

    Obrigado.

    Nota: mandarei em excel para preservar os nomes do laboratório e do proprietário da área.

  • Conceitos de  ácido húmicos e fúlvicos, hoje vejo várias empresas se utilizando dessa ferramenta na composição de novos produtos comerciais de mercado. Temos a satisfação de ter como membro desse Grupo um grande defensor e conhecedor dessa tecnologia: o Colega e Eng. Agr. José Luiz Garcia, que introduziu no Brasil o método Albrecht..... Assuntos como a teoria da Trofobiose, a relação entre nutrição e manejo de solo com susceptibilidade a pragas e doenças, o que é um solo equilibrado,interferência e saturação de nutrientese tantos outros temas para abordarmos aqui.   Com isso quero solicitar que usemos a página do grupo apenas como forma de colaborar com debates de idéias e pontos de vistas e que discussões surjam só no ramo agronomicoe  técnico.... Agradeço a todos que tem contribuido com idéias e debates dessa página... Abraços a todos!

  • Não vai rolar, Sapão.

    Sabe porque ?

    Porque aí é outro país e a "genese do solo é diferente". Então, as recomendações daqui não servem para aí que é outro pais.

This reply was deleted.

Pó de rocha

Bom dia!! tenho dúvida como usar o basalto moído no solo no lugar de adulbo convencional, alguem já tem experiencia com trabalho com basalto em qualquer cultura? Quero trabalhar com ele na cultura do feijão.

Saiba mais…
5 respostas

Elaboração de Mapas de Fertilidade

Boa noite Estive conversando com alguns colegas essa semana sobre os mapas de fertilidade que estão em voga com o advento da agricultura de precisão. E surgiu-me uma dúvida... quanto custa esse serviço, que compreende coleta georreferenciada, elaboração dos mapas, interpretação e elaboração das recomendações? Outra dúvida, no custo do serviço, o valor das análise em laboratório já são embutidas no preço? Algum colega que já contratou esse tipo de serviço, quanto custou por ha?

Saiba mais…
0 respostas

Fosforo, como ampliar a disponibilidade e repensar o uso dele.

Fiz um comentário na página e já percebi que o tema merece um tópico aqui para discussão..... O fósforo é um nutriente com fontes finitas e não renováveis, exploramos ele com uma velocidade muito superior às suas taxas de retorno a natureza, ao usarmos ele muito acima da necessidade acabamos por desbalancear outros nutrientes, dificultando ainda mais o balanço nutricional. Já existem previsões a respeito de um provável colapso nas suas fontes disponíveis e conhecidas, com impactos econômicos,…

Saiba mais…
17 respostas