Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil
Bom dia,
Eu trabalho com alguns produtores na área de cultivo protegido e usando fertirrigação, mas estou precisando de informações sobre curvas de absorção de nutriente para solanáceas e cucurbitáceas. Alguém tem materiais sobre isso?
Tags:
Compartilhar Tweet Facebook Facebook
Exibições: 153
Boa tarde Eduardo,
Você experimentou acessar o google acadêmico, e colocar as palavras chaves das culturas de interesse ? Você irá encontrar varias teses sobre o assunto e artigos.
Você está em qual região?
At.,
Rosa
Sou do interior do Estado de São Paulo.
Quanto a busca de artigos científicos eu normalmente prefiro usar a rede Scielo, do que o Google Acadêmico, uma vez que que a curadoria do sistema Scielo é muito superior ao do google.
Eu estou recorrendo a rede, pois há somente dois trabalhos registrados nas redes científicas sobre curvas de absorção, um de 1963, feito no IAC e outro de meados dos anos 90, feito na UFV.
Inclusive em uma publicação feita por dois pesquisadores do IAC (Ondino Bataglia e Pedro Furlani - participantes da elaboração do boletim de recomendações de adubação e calagem para o estado de SP), ressaltam a falta de dados mais recentes.
Inclusive já fiz buscas na rede Thesaurus (rede nacional de Dissertações e Teses) e ainda não encontrei nada que me atendesse.
Boletim da CATI, n°196 possui de várias culturas
Carlos, o boletim 196 do IAC, é uma referência interessante, porém ele traz sugestões através das observações feitas pelo senhor Oliveira Basseto, que é proprietário da Hidroceres (empresa produtora de mudas localizada em Santa Cruz do Rio Pardo).
Eu respeito bastante as opiniões do Basseto, porém elas são frutos de experiência, observação e um pouco de empirismo.
Na verdade os que busco é algo mais específico, são curvas de extração e não sugestões de adubação. Na Circular Técnica do CNPH sobre fertirrigação de hortaliças, há um trabalho, inclusive mais interessante que o BT 196, pois ele traz um seccionamento da fertirrigação maior do que o proposto pelo IAC. Porém esse trabalho da Embrapa é baseado em trabalhos desenvolvidos, se não me engano em Israel e na Espanha.
Em uma apresentação muito interessante, o autor do BT 196, ele cita que o principal desafio da nutrição de hortaliças é buscar novas formas de adubação, através do caminho das curvas de extração. Porém.... ainda não encontrei publicadas pesquisas que abordem isso de modo a subsidiar o meu trabalho.
Bem-vindo a
Rede Agronomia
© 2022 Criado por Gilberto Fugimoto.
Ativado por