Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Xero,do grego significa seco, como todos sabem. É uma proposta nova para jardins de baixa manutenção hídrica. E não são jardins rochosos de cactos e suculentas.Estas fazem parte do universo de plantas resistentes à seca, mas temos árvores e arbustos e herbáceas de forração que podem ser utilizadas. Gostaria de saber a opinião dos colegas.Boa semana a todos!

Exibições: 938

Respostas a este tópico

....

Dentre as plantas com caráter xerófito estão nossos lindos ipês,Tabebuia chrysotricha e T.avellanadae, que agora no Sul estão floridos, enchendo nossos olhos de cor agora no início da primavera.Convido a todos para listarem nesta discussão plantas da sua região.

Plantas xerófitas têm grande capacidade de resistir à seca, possuem diversos tipos de estruturas e mecanismos capazes de armazenar, de estômatos diferenciados, folhas  curvas suculentas, raízes que podem diminuir a perda, reter ou buscar com mais eficiência a água.

Estudá-las e trocar informações é de grande relevância pois temos Estados brasileiros com problemas de falta de chuvas e  seca grande parte do ano. Produções de ornamentais devem atender à demanda deste tipo de plantas que cada vez mais farão parte do paisagismo urbano.

Aguardo os comentários dos colegas, tragam suas vivências e conhecimento, vamos trocar idéias. Para quem está ainda começando na profissão saibam que produção de plantas ornamentais em geral e de nativas em particular é um excelente nicho de mercado de trabalho.

Gostei muito do seu post Miriam.

Não sou do ramo de paisagismo, mas sou muito curioso. Vou tentar descobrir as nossas xrófitas daqui de Alagoas.

Já adianto que existe uma planta que, para a maioria, não é nada ornamental, mas já sou fã desta espécie, a Palma

Forrageira. (Opuntia e Nopalea). Comi palma refogada e garanto que é uma delícia, parece vagem.

Abraço.

RSS

© 2021   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço