Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Permacultura, agrofloresta e afins x Fundamentação Científica

Olá

 

 

Gostaria de trocar impressões com quem conheça e / ou tenha interesse em questões relacionadas a permacultura e afins.

 

Explico melhor: Interessei-me por estes temas, pois percebi em algumas das matérias que tive acesso uma lógica, bem como uma visão sobre o uso da terra com o qual me identifiquei.

 

 

Comecei com buscas pela internet, onde parte do material que tive acesso pareceu-me bem embasado (ainda que carente de uma quantidade maior de estudos de longo prazo, bem como de maior aprofundamento dos mesmos).

 

 

Com um interesse crescente por estes temas busquei contato com grupos que identifiquei pela internet. Fui numa ecovila e num centro de treinamento que aborda temas relacionados com a permacultura. Somando estas experiências ao que li nos fóruns na internet, a impressão que ficou foi de que, de uma forma geral, as abordagens destes temas são, digamos, por demais etéreas. Caminha-se na subjetividade sem preocupação com uma fundamentação mais aprofundada daquilo que se faz, e o que me pareceu mais grave ainda, do que se ensina. Vale destacar que o centro de treinamento que fui é ligado a uma pessoa bem conhecida (referência) em área afim a permacultura, não sendo, portanto daqueles sujeitos a "grandes viagens”.

 

Fala-se muito de energias, e coisas do gênero. Que eu até considero a possibilidade das mesmas (nada contra!), mas fundamentos teóricos, estatisticamente embasados em estudos científicos de longo prazo, muito pouco (ou quase nada) eu encontrei. Não entendo bem o porque desta postura, tendo em vista que algumas questões não apresentam maior complexidade para serem abordadas / avaliadas. Percebi até mesmo certa aversão por qualquer coisa que remeta a uma abordagem com maior base científica.

 

Enfim, meu interesse pela permacultura, agroflorestal e afins continua, mas gostaria de trocar ideias e impressões com profissionais da área de ciências agrárias, afim de quem sabe confirmar ou não algumas de minhas impressões.

 

No aguardo.

 

 

Saudações,

 

 

Edu Vieira.

Exibições: 123

Respostas a este tópico

Realmente a atenção por essa "ciência" digamos assim é de  muito pouco interesse dos profissionais, talvez pela aparente dificuldade de exportação em escalas comercial, fica assim sendo apenas como algo a ser trabalhado em pequenos jardins, realmente extramente carente de pesquisas o que realmente evidencia a baixa atenção das faculdades e centros de pesquisa para esse valioso caminho para o equilibro entre produção adequado a verdadeira sustentaridade.

Gostei muito de sua abordagem, porém não tenho como colaborar com a discussão, a não ser aumentando os questionamentos.

Permacultura é reconhecida como uma ciência?

Será que a Permacultura está para os agrônomos assim como a Homeopatia está para os médicos?

Forte Abraço a todos.

RSS

© 2021   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço