Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Blog de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO (280)

A ENERGIA DOS VENTOS NA AGRICULTURA

O Jornal O Globo desta Quarta-feira, dia 26.5.2021 trouxe um caderno especial sobre ENERGIAS RENOVÁVEIS, mostrando que a energia eólica no Brasil já representa 11,2 % da nossa matriz e só perde para a hidrelétrica (63,5 %); a biomassa vem em terceiro, com 8,3 % e os demais tipos ficam com 17%.

mais de mil…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 28 maio 2021 às 12:56 — 1 Comentário

A RAIZ DO PROBLEMA DE MUDAS

O Globo Rural de hoje mostrou na TV um sistema de transplante de árvores adultas, no interior de São Paulo, dizendo que este tipo de Jardinagem está se tornando comum no Brasil, principalmente em empresas rurais que se utilizam de containeres (ou tubetes especiais para as mudas) que permitem raízes mais vigorosas, que aumentam a sobrevivência do campo…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 23 maio 2021 às 19:40 — 1 Comentário

CONSIDERAÇÕES SOBRE URBANISMO RURAL

O Urbanismo Rural foi uma teoria aplicada na colonização da Amazônia ao longo da Rodovia Transamazônica entre os anos de 1970 a 1974.  (1)

O desenvolvimento das agrovilas tem sido pouco documentado. É difícil encontrar informações gráficas sobre planejamentos ou estudos urbano-arquitetônicos que deem conta das características dessas.…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 10 maio 2021 às 10:36 — 2 Comentários

AGRICULTURA DIGITAL

O artigo de capa da revista Globo Rural, que está nas bancas (N.426, Maio 2021), é oportuno na crise que passamos pela intromissão (ou tentativa) de outras carreiras do campo nas atividades rotineiras da Engenharia Agronômica.

A atualização do mercado de trabalho deve passar pela renovação dos currículos dos cursos tradicionais do agronegócio,…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 7 maio 2021 às 12:55 — 1 Comentário

APLICAÇÃO DE PESTICIDAS COM DRONES

Uma tecnologia relativamente recente vem ganhando espaço nas lavouras brasileiras. Há dois anos, drones começaram a ser usados na pulverização de agrotóxicos em algumas culturas, como as de eucalipto, cana-de-açúcar, laranja, café e arroz, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. Ainda em processo de regulamentação, o emprego desses aparelhos poderá…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 26 março 2021 às 18:22 — 17 Comentários

DERIVA NA APLICAÇÃO DE AGROTÓXICOS

A aplicação correta e adequada de um defensivo está na escolha das gotas adequadas às condições climáticas locais, principalmente a umidade relativa do ar. Gotas de pulverização que se elevam ou se deslocam para fora da área de aplicação deverão ser evitadas. Deslocamentos laterais das gotas dentro da área de aplicação são necessários para melhorar a…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 22 março 2021 às 18:05 — 45 Comentários

ATERRO SANITÁRIO EM VALAS

O aterro sanitário interessa ao Engenheiro Agrônomo desde a sua concepção até a cobertura (após seu fechamento) e mesmo durante a sua operação, orientando na elaboração do composto formado com a matéria orgânica dos resíduos sólidos urbanos e restos vegetais. (1)

Este tema já foi motivo de um blog meu publicado aqui dia 14/10/2010,…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 11 março 2021 às 11:03 — 1 Comentário

DIMENSIONAMENTO HIDRÁULICO DE ADUTORA

Adutora de Água Tratada é o canal, galeria ou encanamento destinado a conduzir a água da estação de tratamento aos reservatórios de distribuição, ou entre eles, seja por bombeamento ou pela força da gravidade. Na Figura abaixo, uma motobomba recalca a água para um reservatório situado em cota superior, mas poderia seguir o caminho inverso, se a…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 18 fevereiro 2021 às 23:48 — 3 Comentários

FOSSA SÉPTICA BIODIGESTORA DA EMBRAPA

Anos atrás eu elaborei um fluxograma que apresentava as soluções da época para os esgotos domésticos. As maiores evoluções ocorreram no campo das estações de tratamento (ETEs), que passaram dos Filtros Biológicos e Valos de Oxidação, para os Reatores Anaeróbios de Fluxo Ascendente (UASB, em inglês) e Sistema Biológico com Reatores de Leito Móvel com…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 9 fevereiro 2021 às 17:32 — 1 Comentário

O MERCÚRIO EM PEIXES

Assistindo ontem a uma entrevista virtual do Vice Presidente da República Hamilton Mourão na TV estatal, ele disse que os garimpos não são o maior problema da Amazônia. Ele é filho de amazonense e trabalhou lá como General do Exército por mais de 4 anos. Como eu também nasci lá (Belém – PA) e discordo dele, resolvi fazer uma rápida pesquisa no Google,…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 3 janeiro 2021 às 17:08 — 3 Comentários

ARBOLINA

O Globo Rural de hoje nos apresentou uma novidade, que em breve estará disponível e pode aumentar a nossa produtividade agrícola: o uso de uma substância (Arbolina) usada sob a forma de spray e que, no momento, custa R$ 130,00 o litro e que, diluída em água, dá para fazer, em média, 3 aplicações em um hectare.

Pesquisadores da Universidade de…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 27 dezembro 2020 às 11:24 — Sem comentários

MANEJO FLORESTAL

A bioeconomia é um modelo de produção baseado na utilização sustentável de recursos de base biológica, recicláveis e renováveis. Essas matérias-primas são os insumos das indústrias de base biológica, as chamadas bioindústrias. A riqueza natural da Amazônia tem insumos importantes para fomentar a bioeconomia no país, gerando renda e…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 18 dezembro 2020 às 16:40 — 2 Comentários

DIA MUNDIAL DO SOLO

Embora eu seja um especialista em Irrigação e Drenagem e, em toda a minha vida profissional, tenha me dedicado só à Água (*), sabendo da grande importância do solo, não poderia deixar de comemorar o seu dia e divulgá-lo entre os colegas da Rede Agronomia.

Recortei do meu Facebook de hoje este post do colega Pedro Freitas (desculpe não ter…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 4 dezembro 2020 às 7:48 — Sem comentários

IRRIGAÇÃO COM TAMBOR POR AÇÃO DA GRAVIDADE

O sistema é formado por um tambor de 200 litros, colocado 1 m acima do solo, que serve para alimentar 10 linhas porta-emissores com 15 m cada, usando tubos de PVC de ¾” e atendendo 500 plantas, se o espaçamento entre emissores for de 30 cm. É usado na Agricultura Familiar, em pequenas áreas, sendo comum em países como a África e a Índia.…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 18 novembro 2020 às 18:17 — 23 Comentários

DESMISTIFICANDO A IRRIGAÇÃO POR MICROASPERSÃO

O Quadro abaixo fornece uma orientação preliminar sobre a pressão de serviço (Ps), raio de alcance (Raio), precipitação (Ppt) e aplicação (USO) dos principais tipos de irrigação por aspersão. A microaspersão se encaixa nas duas primeiras linhas.…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 9 novembro 2020 às 18:28 — 4 Comentários

IRRIGAÇÃO COM PET

A garrafa PET está sendo cada vez mais usada por agricultores familiares para a irrigação de suas plantações de hortaliças e frutíferas, com a orientação técnica da Emater-PB, empresa de extensão rural integrante da Gestão Unificada, vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap) da Paraíba. Trata-se de um…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 5 novembro 2020 às 16:18 — Sem comentários

INCENTIVO À PESCA E À PISCICULTURA

Um século depois, nem sempre o que cai na rede é peixe.

“Colônia de pescadores da Ilha do Governador, a primeira a ser registrada no país, completa cem anos com o desafio de sobreviver diante da poluição na Baía de Guanabara e da concorrência das grandes…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 25 outubro 2020 às 17:26 — 3 Comentários

BIOANÁLISE DO SOLO

Na falta de publicações que atualizem os conhecimentos técnicos do Engenheiro Agrônomo já formado, o Globo Rural (revista), ou na TV, todo Domingo, dá o ar de sua graça. O de hoje, foi sobre a Análise Biológica do Solo. (1)

Até a década de 70, a importância do solo para a produção agrícola, praticamente se resumia às…

Continuar

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 25 outubro 2020 às 12:20 — Sem comentários

DIA DO PROFESSOR

Não só por ter sido um deles, mas grato pelo que recebi de vários outros, a minha modesta homenagem aos Mestres, com carinho.

Ass.: JLVC

Adicionado por JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 15 outubro 2020 às 8:59 — Sem comentários

Arquivos mensais

2021

2020

2019

2018

2017

2016

2015

2014

2013

2012

2011

2010

2009

© 2021   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço