Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

O Globo Rural de hoje mostrou na TV um sistema de transplante de árvores adultas, no interior de São Paulo, dizendo que este tipo de Jardinagem está se tornando comum no Brasil, principalmente em empresas rurais que se utilizam de containeres (ou tubetes especiais para as mudas) que permitem raízes mais vigorosas, que aumentam a sobrevivência do campo ao local definitivo. Esses dispositivos são dotados de pequenos furos nas laterais e no fundo, que promovem a chamada ‘poda aérea das raízes’, ou aquela feita pelo contato das mesmas com o ar.

Em toda a minha vida profissional e mesmo depois de aposentado, confesso que nunca tinha ouvido falar nesse tipo de poda, e no milagre da multiplicação de raízes que ela promove.

Contêineres RootMaker®. Esses recipientes exclusivos têm paredes escalonadas e um fundo escalonado que evita que as raízes façam voltas e as dirijam em direção aos orifícios nas paredes e no fundo do recipiente. Os contêineres foram os primeiros a usar "fendas de ar" laterais para podar as raízes das plantas pelo contato com o ar (figura abaixo) e estão disponíveis em vários tamanhos de recipientes individuais que são quadrados ou redondos. Menores cavidades de volume RootMaker® são unidas em blocos. (1)

A poda aérea de raízes é uma forma eficaz de promover a saúde das raízes em vasos de plantas. Se suas plantas em recipientes parecerem doentias, pode ser devido a uma série de problemas de raiz causados ​​por raízes desiguais ou crescidas demais. Os recipientes de poda de ar criam um ambiente saudável e sem mãos para as raízes, o que torna a planta mais forte e facilita o transplante. (2)

Como funciona a poda de ar? Na natureza, as raízes de uma planta podem crescer onde quiserem. Em um contêiner, é claro, há uma fronteira firme para seu espaço de crescimento. Por causa disso, as raízes vão bater contra a parede e muitas vezes continuar a crescer ao longo dela, criando a forma de espiral ligada à raiz tão comum em plantas em vasos, como mostra a raiz à direita na Figura abaixo.

As raízes crescem grossas e entrelaçadas, inibindo o acesso a nutrientes e água e possivelmente estrangulando a planta. Os recipientes de poda de ar, no entanto, impedem o crescimento da raiz na parede do recipiente de modo que, em vez de se enrolar na parede, envie ramos ao longo de seu comprimento, criando uma estrutura mais forte e mais dispersa com muito mais radicelas (pontas de raízes) para acessarem água e nutrientes. Esta é a estrutura de raiz ideal para plantas em vasos.

Quando uma raiz para de crescer, ela naturalmente incentiva novas raízes a brotar em uma estrutura ramificada. Uma estrutura de raiz ramificada cobre mais área e é mais eficaz na absorção de água e nutrientes, o que, por sua vez, leva a uma planta mais forte e saudável e melhores rendimentos. Mas tudo se resume à sua escolha do contêiner.

A jardinagem em contêineres tem sido um tema quente recentemente e isso não é surpresa, dados todos os benefícios que oferece aos produtores privados e comerciais. Oferece aos jardineiros urbanos a oportunidade de crescer em pequenos espaços e em áreas de baixa composição do solo e dá aos jardineiros comerciais produtos de maior qualidade e mais liberdade de distribuição. Mas também há desvantagens na jardinagem em recipientes. Atualmente, os recipientes mais populares são os potes de plástico. (3)

REF.:

[1] Containers, Thomas Landis e auxs.

https://www.fs.fed.us/rm/pubs_series/wo/wo_ah732/wo_ah732_123_139.pdf

[2] Gardening Know How: O que é um pote de ar - Como funciona a poda de ar.

https://www.gardeningknowhow.com/special/containers/what-is-an-air-...

[3] AIR PRUNING AND CONTAINER GARDENING GUIDE, Springpot, 2017.

https://www.springpot.com/air-pruning-in-fabric-pots/

Exibições: 199

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 23 maio 2021 às 19:50

P.S.

Eu não consegui o link do vídeo mas, no Facebook, um colega mostrou uma das fotos coma a árvore sendo ‘embalada’ para o transporte para o local definitivo.

© 2021   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço