Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

O artigo de capa da revista Globo Rural, que está nas bancas (N.426, Maio 2021), é oportuno na crise que passamos pela intromissão (ou tentativa) de outras carreiras do campo nas atividades rotineiras da Engenharia Agronômica.

A atualização do mercado de trabalho deve passar pela renovação dos currículos dos cursos tradicionais do agronegócio, na opinião de Arlindo Curzi, CEO da Verde Campo, empresa da Coca Cola Company.

Por outro lado, César Braga, Engenheiro Agrônomo e head hunter na Hub Talent, diz que “A capacidade analítica e de traduzir dados em tomada de decisão [como fazem os Sistemas de Informação Geográficos ou SIGs (a observação é minha)] também estará cada vez mais presente”, ao ressaltar que isso será cada vez mais demandado, dentro e fora da porteira. Não por acaso, a área de tecnologia, que ele também chama de “digital farming”, ainda tem dificuldades em contratar bons profissionais, que cruzem conhecimento tecnológico e sólida experiência no agronegócio.

O aumento das tecnologias agrícolas digitais traz uma grande quantidade de novos dados para os agricultores. Sensores remotos, satélites e drones podem monitorar a saúde das plantas, as condições do solo, a temperatura, a utilização de fertilizantes e muito mais. As ferramentas baseadas em Inteligência Artificial podem analisar essa enorme quantidade de dados em alta velocidade e canalizá-los de volta aos agricultores na forma de informações úteis, ajudando-os a tomar decisões críticas, oportunas e em tempo real. (1)

A sustentabilidade na agricultura pode ser alcançada através do uso adequado de dados na tomada de decisões. De fato, a digital farming é considerada uma ramificação da análise de dados e da matemática. A cada dia, os agricultores enfrentam uma série de variáveis ​​que vão da diversidade na composição do solo à mudança no clima. Tais variações precisam de uma análise adequada para que a prática agrícola correta seja implementada. A agricultura inteligente, que enfatiza o uso de Big Data na tomada de decisões, pode ajudar a lidar com alguns desses problemas de maneira adequada e a alcançar quaisquer metas de produção definidas.

Novos negócios no campo

Pilotos de campo (drones), desenvolvimento de softwares, mapeamento de áreas e monitoramento de animais, abrem oportunidades a Engenheiros Agrônomos e empreendedores.

O aumento no uso de drones na agricultura, por exemplo, valoriza a nova profissão de Pilotos de Campo, cuja atividade será regulamentada em breve pelo Ministério da Agricultura (MAPA).

Biometria no pasto

Não só a agricultura se beneficia dos avanços da informática. Fabrício e Vanessa, cientista da computação e analista de sistemas, respectivamente, desde 2013 numa fazenda de gado em Mato Grosso do Sul, tentam mudar a tecnologia de brincos pela de reconhecimento facial do boi (com o uso de câmeras convencionais, como as usadas em monitoramento para a segurança de residências), como já se faz em humanos.

 

REF.:

[1] A era da Digital Farming: como a agricultura pode se tornar mais sustentável com a tecnologia, Atech, 2020.

https://atech.com.br/a-era-da-digital-farming-como-a-agricultura-po...

Exibições: 98

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 8 maio 2021 às 7:47

EXEMPLOS DE AGRICULTURA DIGITAL

A agricultura digital é o uso da tecnologia digital para integrar a produção agrícola desde o piquete até o consumidor. Essas tecnologias podem fornecer ao setor agrícola ferramentas e informações para tomar decisões mais informadas e melhorar a produtividade. (1)

Agricultura de Precisão é uma estratégia de gestão que reúne, processa e analisa dados temporais, individuais e espaciais e os combina com outras informações para apoiar as decisões de gestão de acordo com a variabilidade estimada para melhorar a eficiência no uso de recursos, produtividade, qualidade, rentabilidade e sustentabilidade da produção agropecuária.

As oportunidades para aumentar a produtividade no setor agrícola estão em tecnologias novas e emergentes, como robótica, novos materiais de embalagem, biotecnologia e tecnologias digitais e sem fio para medição de dados, monitoramento do clima, monitoramento de animais, monitoramento geoespacial e aplicação precisa de água e produtos químicos.

Um sistema de agricultura digital coleta dados com mais frequência e precisão, geralmente combinados com fontes externas (como informações meteorológicas). Os dados combinados resultantes são analisados ​​e interpretados para que o agricultor possa tomar decisões mais informadas e apropriadas. Essas decisões podem ser implementadas rapidamente com maior precisão por meio da robótica e maquinários avançados, e os agricultores podem obter retorno em tempo real sobre o impacto de suas ações. (2)

A tecnologia

As tecnologias usadas incluem sensores, redes de comunicação, Sistemas de Aviação Não Tripulados (UAS), Inteligência Artificial (IA), robótica e outras máquinas avançadas e muitas vezes se baseiam nos princípios da Internet das Coisas (IoT). Cada um deles traz algo valioso para a agricultura, desde a coleta de dados até o gerenciamento e processamento, bem como orientação e direção. Este sistema integrado oferece novos insights que aumentam a capacidade de tomar decisões e, posteriormente, implementá-las.

As inovações  tecnológicas digitais podem fazer parte da solução do aumento da população mundial e da fome. A chamada "Quarta Revolução Industrial" (Indústria 4.0) está vendo vários setores rapidamente transformados por tecnologias digitais "disruptivas", como Blockchain, Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Realidade Virtual. (3)

Tecnologias digitais

REF.:

[1] O que é agricultura digital ?

https://agriculture.vic.gov.au/farm-management/digital-agriculture/...

[2] Agricultura digital, alimentando o futuro.

https://breakthrough.unglobalcompact.org/disruptive-technologies/di...

[3] Tecnologias Digitais na Agricultura e Zona Rural, FAO, 2019.

http://www.fao.org/3/ca4887en/ca4887en.pdf

© 2021   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço