Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Redes Sociais Pra Quê?

We shape our tools and then our tools shape us

Marshall McLuhan

Em blog anterior, falei sobre Redes Sociais num enfoque mais conceitual, mas afinal o que isso tem a ver com Agronomia?

Há um grande potencial de ação a partir da compreensão da dinâmica das redes sociais. A tecnologia e o avanço no estudo do tema apontam que a nossa visão de sociedade vem mudando com a descoberta das redes sociais. Só faltou a gente se dar conta que rede social é a forma básica de organização da sociedade. Seria óbvio se não estivéssemos tão acostumados a formas hierárquicas de organização. 

Falando em aplicações de Rede Social, a primeira que se apresenta diz respeito a questão profissional. A expressão network já é mais que utilizada pra designar a rede de relacionamentos pessoais, profissionais e comerciais entre as pessoas mostrando que quanto mais conectada estiver uma pessoa, mais chances de sucesso ela terá em sua carreira ou negócios.

Entendeu a aplicação imediata e, até mesmo, ambiciosa em articular redes sociais? Deu pra perceber a razão por detrás da Rede Agronomia? 

O potencial de articulação em rede é tão grande quanto o universo de profissionais e tão forte e denso quanto a capacidade de seus membros em articular, trocar informações, colaborar de formas e maneiras que facilitem a vida e o exercício profissional. Aliás a pesquisa científica é um exemplo conhecido de articulação em rede. Por que não o exercício profissional?

A questão é:

Conseguiremos articular redes para nossa valorização profissional?

Há outras aplicações em redes sociais e Agronomia que falaremos mais adiante.

Exibições: 320

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de Gilberto Fugimoto em 23 setembro 2015 às 14:45

Caros ,

Abordo a importância de redes sociais especialmente em duas perspectivas: a pessoal e a coletiva.

No âmbito pessoal a network pode colaborar em dois aspectos: no seu potencial de empregabilidade e na articulação de parcerias na perspectiva  de empreendedorismo.

Mas destaco a importância da articulação da categoria. Diante dos diversos ataques que a Agronomia vem recebendo, apenas uma ação articulada em rede será possível fazer frente e combater à altura. Se não conseguirmos esse nível de articulação, perdemos todos nós!

abração

Comentário de Antônio Carlos Coutinho em 14 setembro 2015 às 23:41

As redes sociais possibilitam aos profissionais interagirem entre si, de forma rápida, eficiente e seletiva!

Seja para tirar dúvidas, expor opiniões, mostrar o que tem feito profissionalmente, fazer amigos e tornar-se "vitrine", por que não!

Não basta só fazer parte do grupo!

É muito importante participar!

Não se deve desprezar essa importante "ferramenta" colocada a disposição de nós, profissionais da Agronomia!

Comentário de Francisco Lira em 14 setembro 2015 às 12:11

Os profissionais e estudantes de agronomia tem que tirar 10 minutos de suas existência profissional  para ler e refletir sobre isso, não há no mundo moderno ferramenta tão importe que nos aproxime de forma tão rápida em função das distancia e quantidade de profissionais e estudantes em torno de 200 mil. É preciso inocular em cada um desses a importância da rede com,o ferramenta de defesa e valorização profissional.

© 2021   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço