ARBORIZAÇÃO URBANA

MAPA DE ÁRVORES INTERATIVO

O Facebook não serve só pra fofocas e memes, colegas. De vez em quando, a gente acha coisas bem interessantes, como este mapeamento de árvores de Nova York. Entrando neste site (*) e dando zoom, aparece o mapeamento das árvores, nas ruas; clicando-se nelas, lado esquerdo, surge uma foto e outras informações. Gastamos fortunas para elaborar um Plano de Arborização Urbana (o daqui do Rio de Janeiro foi feito recentemente), mas não cuidamos de georreferenciar as árvores. Uma pena.

(*)

https://tree-map.nycgovparks.org/

Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede Agronomia.

Comentários

  • Boa tarde colegas, estes feriados somados a aposentadoria, atrasaram meus pitacos por aqui!. Mas estou de volta!. Caros amigos, o aprendizado da moda em citricultura é poda!. Podas da cultura das Limas Ácidas, podas das barreiras físicas com cerca viva!. A luta sempre é a mesma, sobra vaidade e falta conhecimento!. Eu sempre espero que prevaleça a racionalidade!. 

  • 1490403512?profile=original

  • Manoel,
    Tenho um sobrinho que é Eng.Florestal do Departamento de Parques e Jardins da Prefeitura do Rio de Janeiro que cuida, justamente, da arborização da cidade. Disse-me ele que lá predominam (desde sempre) Arquitetos, acredita ? De fato, o Eng.Agrônomo não tem vez. Ele também me disse que estão georreferenciando as árvores da cidade mas que, como o dinheiro é curto, isso será parcial e incompleto. Minha ideia é que além das coordenadas geográficas, colocassem no site da Prefeitura uma foto (como fizeram os gringos), a família, utilidades (algumas, como a pata-de-vaca, são medicinais) e mais, disponibilizassem um aplicativo para celular, para que o morador, identificando a árvore, enviasse informações sobre necessidade de poda (fiação elétrica) e de doenças. Mudando de assunto, os Eng.Agrônomos deveriam ser contratados pelas Prefeituras para a arborização dos lixões desativados. Quando eu lecionava Irrigação na UFRRJ, ao falar de lixo, um aluno decidiu (e foi) um dos primeiros técnicos da Comlurb.
    Um abraço

  • Boa tarde colegas, Realmente impressionante o trabalho de arborização urbana de N. Y. , Dr José Luiz, parabenizo-lhe pela iniciativa, e pela comparação, infelizmente, não se contrata um Engenheiro Agrônomo para estas funções!. Se assim o R. J. o fizesse, não seria apenas Oitis como árvore urbana do Rio, não que a espécie não seja indicada, mas não pode ser exagerada. A falta do Eng. Agr., completaria a escolha do melhor substrato, corretivo, e adubação do solo, as épocas e modalidades de poda, a escolha dos locais e o favorecimento ao adensamento, o controle de pragas e doenças, evitando catástrofes como ocorre em S.P. com a morte e queda destas árvores, além da escolha das melhores variedades dos nossos biomas. Tudo poderá até ser georreferenciado!. Mas esta é a última parte!. Abraços ... Manoel 

This reply was deleted.