Confaeab em Campanha junto a Empresas da Agronomia
Com a saída dos Técnicos Agrícolas do Sistema CONFEA / CREA haverá um vácuo jurídico especialmente nas empresas do grupo Agronomia registradas nos CREAs.
Muitos órgãos públicos exigem que empresas estejam registradas no CREA para exercer as atividades profissionais como Crédito Rural, Georreferenciamento, emissão de laudos etc.
Ocorre que empresas que tenham RT como Técnico Agrícola, embora uma minoria, deverão se regularizar caso queiram permanecer no CREA, contratando profissional de Nível Superior.
Uma questão pouco comentada é que com a baixa da responsabilidade técnica junto ao CREA, o contrato social precisa ser alterado, do contrário a empresa fica irregular inclusive perante a Receita Federal e a Lei Federal 6938/81, que exige o registro de empresas que desenvolvam atividades ligadas a profissões regulamentadas.
Em razão disso a CONFAEAB iniciou uma Campanha de Divulgação junto à categoria e empresas da Agronomia de forma a contratar Engenheiros Agrônomos regularizando sua atuação profissional junto ao CREA e órgãos licenciadores e contratantes.
A mensagem da Confaeab se resume:
Empresas da Agronomia registradas no CREA: É necessário procurar o CREA para regularizar o RESPONSÁVEL TÉCNICO.
Após 17 de Fevereiro de 2020 somente Nível Superior poderá ser Responsável Técnico no CREA. Empresa de Agronomia registrada no CREA: procure um Engenheiro Agrônomo.
Com a saída dos Técnicos Agrícolas do Sistema Confea Crea, empresas registradas no CREA que tenham esses profissionais como Responsável Técnico precisam se regularizar para manter seu registro válido.
Comentários
Altair,
Por falar em se omitir, sugiro postar foto no seu perfil!
Depois de muita briga os técnicos agrícolas conseguiram o direito de emitir o receituário agronomico. O que diante mão, sou totalmente contra. Pergunto, como vai ficar essa situação agora? Já que saíram do Crea.
Entendo ser positiva essa repartição de competências, aos técnicos o que é dos técnicos. Aos engenheiros cabe a orientação e coordenação dos trabalhos realizados pelos técnicos. Cada um no seu lugar. Em nossa região (RO) a comercialização de defensivos agrícolas "explodiu" depois que houve o entendimento judicial que os técnicos poderiam responder por essa área (mesmo sem ter a devida formação acadêmica para tal). Hoje a Agronomia e os Eng. Agrônomos são taxados de "poluidores" e "vendedores de Agrotóxicos" sendo que na maioria das situações, esse campo é dominado pelos T.A.
A saída dos técnicos do SISTEMA CONFEA/CREA é a oportunidade para corrigir essas distorções, devolvendo ao ENGENHEIRO AGRÔNOMO o que é seu de DIREITO, por competência e ATRIBUIÇÃO LEGAL.
Saudações Agronômicas.
PRA VARIAR, A JUSTICÇA SE OMITE
HA ANOS que esta cantada a pedra das pseudos barragens da vale, cade a fiscalização do CREA?????????????
A Confaeab é uma entidade de defesa dos Engenheiros Agrônomos e exerce sua missão ao esclarecer a categoria dos profissionais que representa bem como as empresas que, registradas no Conselho, atuam no ramo da Agronomia no sentido de regularizar suas atividades!
Bom dia a todos.
Pessoal acho que devemos deixar esse novo conselho trabalhar, pois essa luta e longa para eles.
Com relação a empresa contratar profissional de nível superior, o CREA não deve entrar nesse mérito, pois a lei da condição para os Técnicos serem responsável também.
Pois vai ser uma briga comercial, e o empresário vai definir qual e o mais barato e não vai olhar o Titulo.
Então deixa esses profissionais ir em paz.
Com essa atitude postada o CREA so esta queimando o filme, perante a sociedade.
E uma briga que o CREA esta procurando e vai perder todas as ações na justiça.
DEIXE os TECNICOS irem embora.
Vamos cuidar de nossa vida.
Obrigado a Todos..