Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil
Toda e qualquer homenagem que prestemos ao agricultor brasileiro será pouca diante dos serviços (técnicos e ambientais) que esses homens (e mulheres) prestam ao Brasil e ao mundo. Devido à falta de infraestrutura e de saneamento básico, muitos sacrificam a própria vida (sua saúde, os estudos e conforto pessoal) para dar de comer à população da cidade.
Com o avanço técnico e científico da agricultura, principalmente devido à Embrapa, a partir da década de 70 e que impulsionou o agronegócio, ficou mais comum o termo Agricultura Familiar para caracterizar as famílias de agricultores menos assistidas e descapitalizadas mas nem por isso menos importantes para o país. Esta parcela dos agricultores é que deveria ser mais assistida pelas empresas municipais de assistência técnica e extensão rural - EMATERes.
Como Engenheiro Agrônomo e desde o meu primeiro emprego (no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA, em 1967), mantenho contato com eles e, além do meu trabalho profissional (inclusive lecionando na UFRRJ por duas décadas), a minha homenagem digital pode ser simbolizada pelo site ligado à esta Universidade, que dedico aos Riscos de Acidentes na Zona Rural, no endereço abaixo:
http://ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/index.htm
A imagem acima foi tomada emprestada do meu Facebook.
Bem-vindo a
Rede Agronomia
© 2022 Criado por Gilberto Fugimoto.
Ativado por
Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!
Entrar em Rede Agronomia