Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Invenção revolucionária viabiliza plantio sem irrigação

:: Por Editor em 23/03/2010 :: http://www.agrosoft.org.br/agropag/213724.htm



O Groasis waterboxx inventada pelo inovador de ciências holandês premiado Pieter Hoff mudou o curso da história. No dia 16 de março, no Green California Summit em Sacramento, o Sr. Hoff mostrou seus experimentos com plantio global sem irrigação. Quatro projetos foram conduzidos no alto e baixo desertos da Califórnia em Palm Springs e Napa Valley na Robert Mondavi Winery, e a primeira cidade sustentável dos EUA, Sonoma, se unirá a outros vinte experimentos globais de sete países e quatro continentes.



O Sr. Hoff terminou um teste de plantio de árvores de quatro anos no deserto do Saara em Marrocos, obtendo um índice de sobrevivência de 88,2%. Os resultados monitorados dos testes em todo o mundo provarão que o ser humano pode plantar árvores em arbustos, pedras, montanhas, desertos e qualquer outro local difícil, sem irrigação. A Califórnia, junto com todo o mundo, espera ansiosamente pelo resultado destes testes como uma forma de resolver o desmatamento, escassez de alimentos e de conservar a água.

O
Groasis waterboxx é do tamanho de um pneu de motocicleta com uma abertura no centro que envolve uma muda ou semente que está plantada no solo. Esta "incubadora de água inteligente" produz e captura a água do ar através da condensação e chuva, sem utilizar energia. Além disso, ele evita a evaporação da água do solo e protege as raízes contra o sol, vento, plantas daninhas e roedores. Após um ano, a árvore está forte o suficiente para crescer por si mesma e a caixa pode ser facilmente removida e reutilizada.

Hoff, um dos maiores exportadores de bolbos de flores da Holanda, vendeu sua empresa cinco anos atrás com um pensamento em mente, encontrar uma forma de reflorestar o planeta e alimentar o mundo. Ele espera que o waterboxx refloreste 2 bilhões de hectares (5 bilhões de acres) de deserto que sofreu erosão causada pelo ser humano, nos próximos 40 anos.

As moléculas de CO2 podem ser liberadas através de árvores que produzem frutas, medicamentos, óleos e etc., transplantando átomos de C de combustíveis fósseis para a madeira. Vamos fazer dinheiro com as árvores e liberar as moléculas de CO2 ao invés de falar constantemente sobre a mudança climática, ele explica no seu livro CO2, um presente do céu.

Qual é a motivação de Hoff? Ele disse: "Quero deixar um mundo melhor para as nossas crianças". O lançamento do
Groasis waterboxx no maior encontro de meio ambiente dos EUA, torna isto uma realidade.

PARA SABER MAIS

Groasis waterboxx
Web: www.groasis.com/page/pt/index.php

.

Exibições: 332

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de Daniel Vieira de Pinho em 8 abril 2010 às 23:45
Obrigado, Artenis!

Eu também preciso saber mais sobre o Groasis waterboxx. Mas relmente parece ser uma boa opção e pelo o menos nos levará em tecnologias muito mais aplicaveis.

Até mais.
Comentário de Artenis Jardel de Sousa Cruz em 28 março 2010 às 18:24
Olha só vi o site deste equipamento, agora só me levantou muita curiosidade o fato do inventor considerar apenas o movimento da água no solo no sentido vertical, pois ele afirma que o equipamento reduz de forma considerável a evaporação de água do solo. No entanto, ele possui um diâmetro de até 90 cm (salvo engano, para o maior modelo) e com este diâmetro apenas, em um ambiente de alta evaporação, como um deserto, seria possível um bulbo molhado de até 90 cm de profundidade, tentei encontrar a metodologia do experimento dele no site oficial mas não encontrei, tipo ele conseguiria este bulbo utilizando "x" modelos espaçados a "y" cm. Mas se apresentar os resultados demonstrado seria um revolução e nossos desertos logo, logo serão florestas, e ai quem sabe deixam nós (Brasil) utilizarmos todo nosso potencial de produção agricola, sem ONG's e outros tentando travar nosso desenvolvimento.
Daniel parabéns por expor este assunto para discussão, pois é inovador no mínimo, e revolucionario o principio levantado.

© 2021   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço