ZOOTECNIA será proibida para Engenheiros Agrônomos e Veterinários!

Novo PL 1428 / 2021 de autoria do Senador Zequinha Marinho propõe (novamente) regulamentação da zootecnia excluindo engenheiros agrônomos e médicos veterinários dessa atividade.
A consulta está disponível no site do Senado para saber se há apoio à proposição.
Vamos votar NÃO à essa proposta!
https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaomateria?id=148109
Comentários
Pois é Gilberto, seria melhor se não tivessem ressuscitado este mal fadado PL... Não tem o menor sentido, é uma perda de tempo e uma discussão que, com certeza, ninguém ganha! Pelo contrário, só poderão perder os profissionais da Agronomia e Veterinária cuja base curricular é adequada, permite o exercício de atividades da Zootecnia, os agricultores e pecuaristas brasileiros que hoje já têm Assistência Técnica qualificada, e a sociedade em geral quando se criam mais entraves e custos para o agronegócio. Repito, os colegas Zootecnistas não são adversários e, na minha opinião, podem conviver harmonicamente com Agrônomos e Veterinários. Mercado de trabalho existe para todos e, como alguém já comentou aqui, a competência de cada um é que garantirá o seu trabalho. É um projeto que, pelo jeito, só interessa ao proponente e sua família, e quem sabe, a mais algum grupinho... Lamentável que volte a tomar tempo de todos nós. Mas, é a vida! Vamos à luta...
A mata permanecerá até como forma de renovação. O que não muda é a falta de representatividade da classe. Exército de um herói só não contribui com nada além de fábulas. Até quando belas palavras para ninguém será nossa realidade?
José Luiz Bortoli,
Vc está famoso e nem sabia!

Sua manifestação foi replicada no site comprerural!
https://www.comprerural.com/zootecnia-sera-proibida-para-agronomos-...
Valeu Bortoli,
Bem lembrado!
Essa luta não acaba.
Com essa família Marinho, já é a terceira tentativa de garfar as atribuições profissionais da Agronomia e da Veterinária.
Só nos resta lutar contra mais esse absurdo!
Francisco Cezar,
Há quanto tempo!
Apagando incêndio?
Só enquanto botarem fogo na mata!
Não existe essa de solução definitiva na sociedade.
Existem lutas pela garantia de nossa valorização.
Nesse caso, ou voce ajuda ou só critica!
Nossa classe tem que s unir em volta desta questão! Temos competência e formação para trabalharmos com zootecnia.
Vamos derrotar essa PL!
E fundar nosso Conselho!
Continuamos apagando incêndio. Até quando?
Resgatei os PLs que foram apresentados na Câmara com o mesmo teor:
O PL2824/2008, de autoria do deputado Zequinha Marinho (PMDB/PA);
O PL 1016/2015 da Deputada Julia Marinho (esposa, se não me engano do Zequinha).
Notem que o mesmo Zequinha volta à carga. Nossa CONFAEAB deve ter farta documentação que, à época, foi trabalhada, encaminhada e debatida com os deputados, inclusive objeto de reuniões com o então Deputado gaúcho Onix Lorenzoni que, é Veterinário.
Já votei não e, conclamo à todos os colegas a fazerem o mesmo. Estão reeditando um PL que já derrotamos há alguns anos atrás. O Engenheiro Agrônomo tem atribuições, que lhe permitem atuar na zootecnia. Aliás, a zootecnia nasceu da Agronomia. Não tem nenhum sentido regulamentar a profissão de zootecnista, eu não sou contra Mas, Agrônomos e Veterinários não podem ser impedidos de atuação porque ambos têm competências e formação curricular que lhes garante atribuições.
Vamos monitorar a tramitação desse PL e, se for necessário, vamos voltar à Brasília para defender nossa tese. Importante verificar em que Comissões o PL será analisado, quem são os deputados que compõem as referidas Comissões e, em cada Estado fazer pressão nos respectivos deputados. Importante juntar as entidades da agronomia, da engenharia e os veterinários para, em conjunto e afinados nos argumentos, derrubarmos mais esta tentativa de deturpar nossas profissões.
Valeu Valdi,
Desde o início da manhã já houve uma movimentação expressiva no placar da participação.
Precisamos de cada um para se registrar no site e VOTAR!