Reunião AEARJ

Reunião AEARJ em 17/03/2016

A reunião de hoje contou com a expressiva participação de 17 integrantes e todos os presentes foram quase se apertando na sala de reuniões da AEARJ.

10637516061?profile=original

Tratamos na reunião sobre o planejamento do Simpósio do Ano Internacional de Leguminosas a ser realizado em Campos dos Goytacazes em 12 e 13 de maio no campus da UFRRJ.

Foi informado ainda das conferências locais e regionais da ATER. Foram realizadas 3 conferencias locais e 3 regionais. A AEARJ como organizadora será membro nato na Conferência Estadual que acontecerá em 14 e 15 de abril em Resende. Esta, será preparatória para a Conferência Nacional em 31 de maio, 1, 2, e 3 de junho em Brasília, quando serão definidas a poliítica nacional da ATER.

10637517072?profile=original

A proposta de ATER privada, através de OSCIPs começa a tomar corpo e deverá ser complementar à ATER pública, embora se reconheça que a atuação da ANATER ainda é uma promessa não consolidada.

10637516099?profile=original

Gilberto levantou para debates na AEARJ, os temas mais debatidos na Rede Agronomia e em outros espaços de discussão da Agronomia. Destaque para a ação dos técnicos agrícolas que não precisam pagar ART no RS e principalmente o movimento surgido nas redes sociais pela criação de um novo Conselho para a Agronomia. A Rede Agronomia produziu uma enquete que mostra uma posição majoritária pela saída do Crea (66%), enquanto uma parcela de 22% é contra esta saída e cerca de 12% não tem opinião formada.

10637517284?profile=original

Este tema mobilizou os presentes. Segundo análise, a maioria que é contra o Crea não tem conhecimento claro do papel desempenhado pelo Crea, pelas Associações de E.A e pelos Sindicatos; por não conhecer, não há como defender. Por outro lado, houve ainda queixas com o desempenho geral do Crea no exercício de suas atribuições. Argumentou-se que, com a provável saída dos técnicos de nível médio do Sistema, criando um conselho de técnicos (eletricista, edificações, mecânico, etc.) e ainda um conselho de técnicos agrícolas haverá um baque financeiro muito grande no sistema. Entretanto, para o conjunto dos E.A. a manutenção em vários estados, como RJ, será problemática. No nosso estado estima-se haver 1.700 E.A. quites com o sistema, embora o Confea aponte como 2.500 registrados.

10637518053?profile=original

O colega Marcus Vinicius Carrasqueira trouxe à AEARJ coleção de Jornais antigos produzidos pela entidade nas décads de 80 e 90, quando era diretor da Associação, para que os JOEAs fosse digitalizados e a memória da entidade fosse preservada. Nas fotos a entrega dos Jornais à diretoria.

10637518075?profile=original

10637518867?profile=original

Antigos diretores da AEARJ com Jornais (JOEA) que ajudaram a produzir

Por fim, levantou-se questão da indicação do Prêmio Johanna Dobereiner, sendo importante como pré-produção, levantar esta pauta junto à Câmara de Agronomia do Crea-RJ.

Votos 0
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede Agronomia.