AUTOCONFIANÇA vale mais que INTELIGÊNCIA
Recentemente fiz uma Enquete na Rede Agronomia.
"Você precisava tirar 8,5 numa prova mas tirou 2,5.
Há uma semana você sabe disso.
O que você faz?"
A frase da enquete é na verdade o foco da pesquisa do psicólogo C.R.Snyder que tem uma obra interessante chamada “Psychology of Hope”, citado pelo Daniel Goleman no livro Inteligência Emocional.
Com esse teste ele quis aferir dois aspectos interligados: AUTOCONFIANÇA e NÍVEIS DE ESPERANÇA quanto ao próprio desempenho.
Mas sabe o que ele descobriu?
Ele percebeu que a AUTOCONFIANÇA foi o que diferenciou as respostas em dois grupos. Num grupo, os alunos disseram que iriam trabalhar mais e pensar em alternativas para aumentar a nota final. Outro grupo pensava em modos de aumentar a nota, mas tinham pouca determinação.
O mais surpreendente foi descobrir que os NÍVEIS de AUTOCONFIANÇA e ESPERANÇA tinham maior correlação com o desempenho escolar que os testes de Q.I.!
Diz o pesquisador:
- Alunos muito autoconfiantes estabelecem metas mais altas e sabem como se esforçar para atingi-las. Quando comparamos alunos com aptidão intelectual equivalentes, o que os distingue é o nível de esperança!
Como esperança e autoconfiança são fatores relacionados, a pesquisa do Snyder serve para sinalizar que desempenho e sucesso sofrem influência decisiva de sua AUTOCONFIANÇA.
E a sua autoconfiança, como está?
Comentários
Interessante artigo. Parabéns Gilberto e Boas Festas.