Rede Agronomia

Rede dos Engenheiros Agrônomos do Brasil

Os usos mais frequentes da Carta Solar são no estudo por Arquitetos da insolação em fachadas de edifícios para o projeto de brise-soleils e no conforto ambiental de abrigos para animais (1), por Engenheiros Civis e Agrônomos. Os armazéns de grãos também são contemplados, como mostramos no blog Armazenamento de Grãos em Sacas (2).

A análise de sombras mostradas em fotografias, também pode ser contemplada com os dados e informações da Carta Solar, como mostrei no blog Uso da Carta Solar no Balneário Camboriú, a Dubai Brasileira. (3)

A Figura abaixo mostra que a Altitude é o ângulo que o raio solar faz com a Vertical; e o Azimute, o ângulo do mesmo com a Horizontal. Na Carta Solar estes ângulos são chamados de Alfa (α) e Beta (β), respectivamente.

Na Foto abaixo, da Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, com um transferidor, pode-se medir com precisão o ângulo Beta (β = 34º). O ângulo Alfa (α = 10º) é bem aproximado, pois a foto não mostra a sombra da copa do coqueiro que serviu como referência.

Se quisermos saber o mês e a hora em que a foto foi tirada, além da altitude, recorre-se à Carta Solar do Rio de Janeiro, como veremos adiante. Na Figura abaixo, imaginemos que em vez da casa, estivesse a orla da praia mostrada na foto anterior, e o ângulo medido fosse 34 graus em vez dos 55º. Na parte direita da Figura, a configuração da posição do sol no instante.

Usando a Carta Solar do software Sol-Ar (4) da Cidade do Rio de Janeiro, e marcando nela o ângulo Beta medido na foto, resultam os dados que gostaríamos de saber sobre o dia e hora.

Conclusão :

O segmento de reta cor cinza que representa o ângulo Beta ou Azimute no instante da foto, cruza com as horas do dia exatamente às 10 horas da manhã no mês de Maio ou Junho, quando a altura do sol medir aproximadamente 53º e, também, às 11 horas da manhã do dia 21 de Março, na altura do sol de 27º. Nesse caso, para se decidir em qual dos dois Solstícios a foto foi tirada, a prova dos nove é o ângulo Alfa. Comparando-se 53º com 27º, ficamos com o segundo, que fica mais próximo dos 10º medidos na foto. Portanto, a foto deve ter sido tirada no dia 21 de Março ou próximo dele, e às 11 horas da manhã.

 

REF.:

[1] CONFORTO AMBIENTAL PARA FRANGOS EM AVIÁRIOS

https://agronomos.ning.com/profiles/blogs/conforto-ambiental-para-f...

[2] ARMAZENAGEM DE GRÃOS EM SACAS

https://agronomos.ning.com/profiles/blogs/armazenamento-de-gr-os-em...

[3] USO DA CARTA SOLAR NO BALNEÁRIO CAMBORIÚ, A DUBAI BRASILEIRA

https://agronomos.ning.com/profiles/blogs/uso-da-carta-solar-no-bal...

 [4] Laboratório de Eficiência Energética em Edificações, UFSC

https://labeee.ufsc.br/downloads/softwares/analysis-sol-ar

Exibições: 302

Comentar

Você precisa ser um membro de Rede Agronomia para adicionar comentários!

Entrar em Rede Agronomia

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 1 dezembro 2021 às 15:43

FOTO DA PRAIA DE COPACABANA

A Figura abaixo é o resultado da análise de foto da praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, feita com auxílio dos softwares Google Earth e Sol-Ar.

O Ângulo Alfa do software SOL-AR, representado por um arco de círculo e mostrado na Figura acima, é a Altura do Sol no instante em que foi tirada a foto. O Ângulo Beta, representado  por um segmento de reta de cor cinza, nada mais é do que a inclinação da sombra no mesmo instante. O ponto de cruzamento desses dois ângulos, na Carta Solar, define o Solstício e a Hora provável do registro fotográfico, ou seja, entre os dias 21 de Março e 23 de Fevereiro minutos antes das 11 horas da manhã.

Para o roteiro que desenvolvi para a interpretação de fotos pela Carta Solar, além do software Analysis Sol-Ar (da UFSC), o Google Earth é imprescindível, seja para o traçado da linha que define o Azimute (que na verdade é o próprio Ângulo Beta do Sol-Ar), a fixação precisa da Latitude do lugar, e mesmo em medidas que sirvam como escala para outras medições, como foi o caso da largura da calçada com as ondas características. Um exemplo é a altura do poste para o traçado do Ângulo Alfa.

Outras formas de medição de distâncias em fotos são o software (gratuito) ImageJ ou uma simples fita de papel branco usado como régua para a medição de distância no próprio monitor do computador, como eu fiz no cálculo do Ângulo Alfa, quando, tomando como base a largura da calçada (medida no GE) e um simples regre de três resolvem.

A diferença de 5 graus entre o Azimute (do local da foto) e o Ângulo Beta, deve-se ao fato de a foto (de autor desconhecido) não precisar o ponto exato da orla da praia onde foi feito o flagrante.

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 30 novembro 2021 às 9:55

CONCLUSÃO SOBRE A MINHA FOTO

Do estudo que fiz da Carta Solar sobre os raios de sol que se projetaram sobre a minha cama no dia 27/11/2021 às 15h43min (em meu apartamento na Tijuca, Rio de Janeiro), a melhor configuração que obtive foi considerando a insolação no sentido Norte - Sul e traçando um segmento de reta no Equinócio de 22 de Novembro e na hora da foto.

A altura do sol (45o) mostrada na foto de baixo à esquerda, é obtida na Carta Solar, projetando-se o ponto amarelo (que indica o dia do mês e a hora da foto), segundo as linhas tracejadas que lhe ficam abaixo.

Observe que até o ângulo de inclinação da sombra (Beta Direita = 14o) coincidiu com a minha medida, como mostra a foto de baixo à direita que inseri na Carta Solar.

E para finalizar este post, permitam-me transcrever 4 verdades secretas que li num artigo do jornal o globo:

"Não se gerencia o que não se mede; não se mede o que não se define; não se define o que não se entende; e não há sucesso no que não se gerencia".

Um ótimo dia para você.

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 28 novembro 2021 às 11:18

OUTRO MODO DE APRESENTAÇÃO

Em relação ao trabalho mostrado anteriormente, fizemos as seguintes modificações:

1 - Obtivemos no Google Earth a Latitude exata da minha residência na cidade do RJ.

2 - Alinhamos o Azimute da rua (30o na foto  de cima) à Carta Solar.

3 - Usamos como ponto de referência o dia 22 Novembro e a hora da foto (15:43 h).

4 - A Carta Solar indica que a altura solar é de 50o, embora a tenhamos estimado em 45o.

Obs.:

A diferença no ângulo da altura solar deve ter ocorrido por imprecisão da nossa medida; tanto no ângulo em que a foto foi tomada, como na coincidência do vértice do ângulo com o extremo da sombra do canto superior da janela (que não foi verificado na ocasião).

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 27 novembro 2021 às 17:14

UMA FOTO TIRADA NO MEU QUARTO

Carta Solar com azimute de 14o (ângulo Beta, segmento de reta cor azul claro) e altura do sol de 50o (na extensão da linha tracejada).

Comentário de JOSÉ LUIZ VIANA DO COUTO em 22 novembro 2021 às 16:41

OBS.: Se o ângulo alfa = 10o (que representa a Altura Solar) tivesse precisão, no cruzamento com o segmento de reta de cor cinza que representa na Carta Solar o ângulo beta = 34o (este sim, bem mais preciso), leríamos na carta que a foto deve ter sido clicada entre 21 de Janeiro e 23 de Fevereiro, exatamente às 11:40 horas (AM).

© 2022   Criado por Gilberto Fugimoto.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço