XXVIII CBA

Relatos do XXVIII CBA

Rede Agronomia é citada na Carta de Cuiabá!

Compartilho com os colegas o pouco do que consegui participar no XXVIII CBA e tento aqui uma avaliação / comparação com os CBAs que já participei.

10637452501?profile=original

O Centro de Eventos Pantanal é uma estrutura muito apropriada para receber um evento desse porte.

Achei importante participar, mesmo que de forma breve, deste CBA. O último que havia estado presente foi o XXVI CBA em Gramado em 2009. Naquela época havia outra configuração política na CONFAEAB e a representação vários estados como o Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, São Paulo (e tantos outros - agradeço a lembrança de citá-los) estavam fora da Confederação. Pensou-se então na criação de uma nova entidade nacional. Fizemos vários videos sobre o Congresso àquela época (Veja em VIDEOS na Rede Agronomia). O tempo passou e a CONFAEAB não resistiu ao processo de esvaziamento e cisão tão continuado, abrindo espaço para uma renovação política com o retorno dos estados até então afastados.

Agora, em pleno processo de reestruturação da entidade, mas com uma diretoria muito mais representativa do cenário nacional, tive o prazer de participar deste XXVIII CBA e desta vez como palestrante. Compartilhei com o público presente a minha palestra: Rede Agronomia: Novas Formas de Articulação Profissional.

10637452876?profile=original

10637453867?profile=original

10637453894?profile=original

Pude compartilhar com o público um panorama sobre a teoria de redes sociais e seus reflexos na organização social e articulação profissional.

Falamos ainda sobre a Rede Agronomia e o potencial de divulgação e mobilização da categoria em nível nacional.

Certamente faço um relato a partir do meu ponto de vista, inevitável que assim seja. Aliás comentei na minha palestra a citação "quando você fala do seu quintal, você fala do resto do mundo" que parece ter sido uma fala de Tolstói. Assim, relato o que vi e registrei no CBA em Cuiabá.

10637454854?profile=original

O Painel "Ameaças e Oportunidades para o Exercício Prossional da Agronomia, Face às Novas Tecnologias, às Atuais Demandas da Sociedade e o que Tramita no Congresso Nacional e no Judiciário" estava cheio de interessados. Com a participação de Emílio Elias Mouchrek Filho e Dinaldo Rodrigues Trindade.

10637454284?profile=original

Outro painel da manhã sobre "Desaos para o Aprimoramento dos Cursos de Agronomia do Brasil" foi coordenado pelo professores João Araújo e Luiz Lucchesi. 

10637455265?profile=original

Na ocasião a palestra de João Araújo, citou a Rede Agronomia como exemplo de ferramenta de articulação de informações e trocas a ser utilizado como referência para os dirigentes e acadêmicos.

Acredito que em razão desta fala sobre a articulação, surgiu na Carta de Cuiabá a citação à Rede Agronomia!

10637455485?profile=original

Reunidos ao final do painel: João Araújo, Kleber Santos, Gilberto Fugimoto, Sérgio Cenci, José Menten e Mário Lúcio.

10637455877?profile=original

Leonel Rocha Lima e Gilberto Fugimoto conversando com estudantes de agronomia que apresentaram painéis no Congresso

10637456488?profile=original

Público confraterniza com Dr Eudes, 93 anos, presidente da Academia Brasileira de Ciência Agronômica após sua palestra

10637457080?profile=original

Mesa do Fórum em Defesa da Agência Nacional de Extensão Rural

 

Plenária Final

10637457283?profile=original

Plenária Final do XXVIII CBA com as representações da CONFAEAB, AEAMT, CONFEA, além de parlamentares e Dr. Eudes da ABCA

10637457699?profile=original

João Araújo apresentando a Carta de Cuiabá

Rede Agronomia é destaque na Carta de Cuiabá

A Carta de Cuiabá – documento publicado ao final dos debates do Congresso como uma posição política da categoria – destaca:

As novas tecnologias exigem urgente e continuada revisão de projetos políticos pedagógicos e grades curriculares, para incluir nos Cursos de Agronomia disciplinas que contenham em suas ementas as novas exigências de mercado e assegurar que as grades curriculares contemplem formação generalista e com todas as atividades contidas no Decreto nº 23196/33. Destacam-se as atividades de zootecnia, perícia e avaliação de imóveis rurais, silvicultura, paisagismo, projeto técnico de reconstituição da flora (PTRF), plano de recuperação de área degradada (PRAD), dentre outros, propondo-se a instalação de um fórum permanente de discussão, inicial e imediatamente abrigado dentro da REDE AGRONOMIA (agronomos.ning.com) para articular a interação entre professores, dirigentes de cursos de agronomia e estudantes. Esta atividade deve seer complementada pela Confaeab via ações conjuntas com o MEC, Confea e ABEAS.

Confraternização Final

10637457888?profile=original

O grupo reunido para a foto final do CBA!

10637458680?profile=original

Anfitrião do CBA, João Dias, comemorando o sucesso do evento

Votos 0
Enviar-me um e-mail quando as pessoas deixarem os seus comentários –

Para adicionar comentários, você deve ser membro de Rede Agronomia.

Comentários

  • Valeu Leonel,

    Excelente foto!

    Acho que é isso mesmo: o dinamismo dos eventos da Agronomia neste ano foi fruto de muito trabalho, empenho e dedicação coletivos.

    Aguardamos os colegas nesta caminhada colaborativa.

    abração

  • Foto abaixo:

    Esq. Professor João Sebastião de Paula Araujo coordenador científico do CBA + Angelo Petto Neto presidente da Confaeab com a Carta de Cuiabá.

  • 1490350072?profile=RESIZE_1024x1024

  • Caro Gilberto,

    Esse 2013, dos 80 anos da regulamentação da profissão de Engenheiro(a) Agrônomo(a) foi super trabalhado.

    O resultado é muito satisfatório.

    Desde a eleição da Chapa Reconstrução na Confeab em janeiro, até a realização do Congresso Brasileiro de Agronomia, grande esforço foi feito para viabilizar técnica, profissional, cultural e financeiramente o maior evento da agronomia.

    As associações, federações e as confederações  trabalharam intensamente. 

    Agora temos a Carta de Cuiabá e compromissos assumidos durante o CBA com os profissionais e estudantes.

    Vamos organizar e estimular a participação!!!

    Grande abraço!

This reply was deleted.