Relatos do XXVIII CBA
Rede Agronomia é citada na Carta de Cuiabá!
Compartilho com os colegas o pouco do que consegui participar no XXVIII CBA e tento aqui uma avaliação / comparação com os CBAs que já participei.
O Centro de Eventos Pantanal é uma estrutura muito apropriada para receber um evento desse porte.
Achei importante participar, mesmo que de forma breve, deste CBA. O último que havia estado presente foi o XXVI CBA em Gramado em 2009. Naquela época havia outra configuração política na CONFAEAB e a representação vários estados como o Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, São Paulo (e tantos outros - agradeço a lembrança de citá-los) estavam fora da Confederação. Pensou-se então na criação de uma nova entidade nacional. Fizemos vários videos sobre o Congresso àquela época (Veja em VIDEOS na Rede Agronomia). O tempo passou e a CONFAEAB não resistiu ao processo de esvaziamento e cisão tão continuado, abrindo espaço para uma renovação política com o retorno dos estados até então afastados.
Agora, em pleno processo de reestruturação da entidade, mas com uma diretoria muito mais representativa do cenário nacional, tive o prazer de participar deste XXVIII CBA e desta vez como palestrante. Compartilhei com o público presente a minha palestra: Rede Agronomia: Novas Formas de Articulação Profissional.
Pude compartilhar com o público um panorama sobre a teoria de redes sociais e seus reflexos na organização social e articulação profissional.
Falamos ainda sobre a Rede Agronomia e o potencial de divulgação e mobilização da categoria em nível nacional.
Certamente faço um relato a partir do meu ponto de vista, inevitável que assim seja. Aliás comentei na minha palestra a citação "quando você fala do seu quintal, você fala do resto do mundo" que parece ter sido uma fala de Tolstói. Assim, relato o que vi e registrei no CBA em Cuiabá.
O Painel "Ameaças e Oportunidades para o Exercício Prossional da Agronomia, Face às Novas Tecnologias, às Atuais Demandas da Sociedade e o que Tramita no Congresso Nacional e no Judiciário" estava cheio de interessados. Com a participação de Emílio Elias Mouchrek Filho e Dinaldo Rodrigues Trindade.
Outro painel da manhã sobre "Desaos para o Aprimoramento dos Cursos de Agronomia do Brasil" foi coordenado pelo professores João Araújo e Luiz Lucchesi.
Na ocasião a palestra de João Araújo, citou a Rede Agronomia como exemplo de ferramenta de articulação de informações e trocas a ser utilizado como referência para os dirigentes e acadêmicos.
Acredito que em razão desta fala sobre a articulação, surgiu na Carta de Cuiabá a citação à Rede Agronomia!
Reunidos ao final do painel: João Araújo, Kleber Santos, Gilberto Fugimoto, Sérgio Cenci, José Menten e Mário Lúcio.
Leonel Rocha Lima e Gilberto Fugimoto conversando com estudantes de agronomia que apresentaram painéis no Congresso
Público confraterniza com Dr Eudes, 93 anos, presidente da Academia Brasileira de Ciência Agronômica após sua palestra
Mesa do Fórum em Defesa da Agência Nacional de Extensão Rural
Plenária Final
Plenária Final do XXVIII CBA com as representações da CONFAEAB, AEAMT, CONFEA, além de parlamentares e Dr. Eudes da ABCA
João Araújo apresentando a Carta de Cuiabá
Rede Agronomia é destaque na Carta de Cuiabá
A Carta de Cuiabá – documento publicado ao final dos debates do Congresso como uma posição política da categoria – destaca:
As novas tecnologias exigem urgente e continuada revisão de projetos políticos pedagógicos e grades curriculares, para incluir nos Cursos de Agronomia disciplinas que contenham em suas ementas as novas exigências de mercado e assegurar que as grades curriculares contemplem formação generalista e com todas as atividades contidas no Decreto nº 23196/33. Destacam-se as atividades de zootecnia, perícia e avaliação de imóveis rurais, silvicultura, paisagismo, projeto técnico de reconstituição da flora (PTRF), plano de recuperação de área degradada (PRAD), dentre outros, propondo-se a instalação de um fórum permanente de discussão, inicial e imediatamente abrigado dentro da REDE AGRONOMIA (agronomos.ning.com) para articular a interação entre professores, dirigentes de cursos de agronomia e estudantes. Esta atividade deve seer complementada pela Confaeab via ações conjuntas com o MEC, Confea e ABEAS.
Confraternização Final
O grupo reunido para a foto final do CBA!
Anfitrião do CBA, João Dias, comemorando o sucesso do evento
Comentários
Valeu Leonel,
Excelente foto!
Acho que é isso mesmo: o dinamismo dos eventos da Agronomia neste ano foi fruto de muito trabalho, empenho e dedicação coletivos.
Aguardamos os colegas nesta caminhada colaborativa.
abração
Foto abaixo:
Esq. Professor João Sebastião de Paula Araujo coordenador científico do CBA + Angelo Petto Neto presidente da Confaeab com a Carta de Cuiabá.
Caro Gilberto,
Esse 2013, dos 80 anos da regulamentação da profissão de Engenheiro(a) Agrônomo(a) foi super trabalhado.
O resultado é muito satisfatório.
Desde a eleição da Chapa Reconstrução na Confeab em janeiro, até a realização do Congresso Brasileiro de Agronomia, grande esforço foi feito para viabilizar técnica, profissional, cultural e financeiramente o maior evento da agronomia.
As associações, federações e as confederações trabalharam intensamente.
Agora temos a Carta de Cuiabá e compromissos assumidos durante o CBA com os profissionais e estudantes.
Vamos organizar e estimular a participação!!!
Grande abraço!